O site alemão Der Tagesspiegel divulgou hoje os três traçados que serão utilizados na Maratona de Berlim, a final da 6ª temporada da Fórmula E que será realizada entre os dias 5 e 13 de agosto no aeroporto de Tempelhof, na capital alemã.
A Fórmula E ainda não divulgou oficialmente o layout da pistas a serem utilizados nas três rodadas duplas de evento, mas uma fonte ligada à categoria, confirmou para o Boletim do Paddock que os circuitos são esses mesmos.
A sexta temporada da Fórmula E teve início em novembro do ano passado e concluiu 5 etapas das 14 planejadas. A última foi em Marrakesh, ainda em fevereiro. Desde então, a categoria suspendeu a realização das provas por causa da pandemia da COVID-19.
Como noticiado aqui no Boletim do Paddock, a solução encontrada pela Fórmula E para retornar às atividades foi realizar uma série de corridas em Berlim. O aeroporto de Tempelhof permite que vários circuitos diferentes sejam montados e ausência de público facilita que esse trabalho seja feito em poucos dias, como é o caso da Maratona.
A realização do evento só será possível porque a categoria seguirá regras sanitárias rígidas. Só serão permitidas 1000 pessoas no local (incluindo fiscais, equipe médica, seguranças e fornecedores), todos deverão usar máscaras e manter distância de 1,50, no mínima. Todos passarão por uma medição de temperatura diária e, durante os nove dias, farão pelo menos dois testes para detectar o vírus.
Sérgio Jimenez, piloto da Jaguar I-PACE eTrophy, informou em uma live do canal EPrix News que o mesmo hotel será utilizado pelas equipes das duas categorias e que ninguém poderá deixar o local na semana do evento.
Dias 5-6/agosto – Etapas 6 e 7
São 10 curvas com pelo menos dois bons pontos de ultrapassagem. O longo trajeto do pitlane, vai dificultar ainda mais a vida de quem tiver problemas durantes as provas.
Dias 8-9/agosto – Etapas 8 e 9
É o mesmo traçado da rodada dupla anterior, mas no sentido inverso. Dificuldade elevada e gerenciamento de bateria ainda mais importante. Existe a possibilidade da realização de corridas noturnas nesses dois dias, até porque nesse mesmo fim de semana, a Fórmula 1 realizará seu GP comemorativo de 70 e a Fórmula E não quer um choque de horários entre as duas corridas. Contudo, nada foi confirmado ainda, a categoria está negociando os horários de transmissão.
Dias 12-13/agosto – Etapas 10 e 11
Pista no sentido anti-horário com 16 curvas, o traçado de dificuldade mais alta entre todos. A “reta-curva” de largada se mantém a mesma, a parte mista do circuito anterior ficou mais sinuosa.
Na retomada da competição, Antonio Félix da Costa (Techeetah) lutará para se manter na liderança do campeonato. O português possui 67 pontos, 11 a mais que o segundo colocado, Mitch Evans (Jaguar). O terceiro é Alex Sims (BMW) com 46 pontos. Lucas di Grassi (Audi) é o quinto na tabela com 38 pontos e Felipe Massa (Venturi) é o 19º com apenas dois pontos. Entre as equipes, as líderes são Techeetah, BMW e Jaguar com 98, 90 e 66 pontos respectivamente
*A Categoria confirmou que os traçados logo após a publicação dessa matéria.