O protesto da Red Bull contra George Russell registrado pós-GP do Canadá foi rejeitado e a vitória conquistada pelo britânico segue como o resultado válido.
Russell era o líder da corrida, com Max Verstappen logo atrás, quando Lando Norris e Oscar Piastri se chocaram, trazendo o Safety Car para a pista.
Neste momento com o carro de segurança em pista, Russell acusou Verstappen de uma ultrapassagem, enquanto o neerlandês afirmou que “George freou de forma irregular”.
Os pilotos tentaram chamar a atenção para uma possível investigação dos comissários. Por fim, com a corrida concluída, a Red Bull entrou com um protesto por supostamente Russell “dirigir de forma irregular sob o Safety Car” e apresentar um comportamento antidesportivo ao reclamar que o carro 1 [Verstappen] tinha feito a ultrapassagem.
Russell, Verstappen e os respectivos representantes da equipe precisaram se apresentar aos comissários para uma audiência, mas logo depois confirmaram que o protesto foi rejeitado.
O protesto formal da Red Bull afirmava que Russell havia “freado desnecessariamente na reta oposta entre as curvas 12 e 13”, forçando Verstappen a ultrapassá-lo momentaneamente. A equipe também alegou que a comunicação via rádio feita por Russell seria uma tentativa de manipular os comissários, caracterizando uma atitude antidesportiva.
A defesa da Mercedes argumentou que a frenagem periódica é comum sob regime de Safety Car, tanto para manter a temperatura de pneus e freios quanto para manter uma distância segura do carro de segurança.
O diretor esportivo da FIA, Tim Malyon, confirmou que o incidente foi observado pela direção de prova e considerado dentro da normalidade, não havendo necessidade de investigação inicial. Ele também ressaltou que é esperado um certo grau de frenagem e aceleração sob essas condições.
Após avaliar todos os argumentos e evidências, os comissários decidiram rejeitar o protesto da Red Bull. No documento oficial, afirmaram que Russell não conduziu de maneira irregular e não demonstrou intenção antidesportiva ao relatar a possível ultrapassagem de Verstappen.
Com a decisão, o resultado da corrida foi mantido, confirmando a vitória de George Russell no Circuito Gilles Villeneuve, à frente de Verstappen e do estreante Andrea Kimi Antonelli, que conquistou seu primeiro pódio na F1.
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