AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA rejeita pedido de revisão da penalidade aplicada para Lando Norris no GP dos EUA

Por falta de novas evidências, solicitação realizada por McLaren não é aceita pelos comissários. Resultado da corrida em Austin é mantido

O pedido de revisão solicitado pela McLaren na última quinta-feira (24) não foi aceito. A solicitação era referente a penalidade recebida por Lando Norris no GP dos Estados Unidos, onde a equipe buscava reverter a decisão e evitar que o competidor perdesse o pódio da corrida.

Durante a audiência realizada nesta sexta-feira, ficou definido que era necessário a McLaren apresentar um “novo elemento significativo e relevante que não estava disponível para a parte que buscava a revisão no momento da decisão em questão”. Depois dessa primeira comprovação, caso a evidência fosse aceita, a audiência avançaria para a segunda parte.

No entanto, os comissários rejeitaram a solicitação da equipe, pois o time argumentou que o documento de decisão original estava incorreto, alegando que “o carro 4 [Norris] estava ultrapassando o carro 1 [Verstappen] por fora, mas não estava nivelado com o carro 1 no apex”. A equipe apresentou o documento da FIA, pois indicava que eles estavam avaliando Norris da forma errada, por isso a punição não deveria ser aplicada ao piloto da McLaren.

O time sugeriu que isso foi um erro, porque eles tinham evidências de que Norris já havia ultrapassado e estava à frente de Verstappen “na zona de frenagem, desta forma, na situação, Lando era o competidor, estava se defendendo e não em posição de ataque – para Max.

O documento ainda abordou: “Em relação à relevância, a McLaren parece alegar que a conclusão dos comissários de que “o carro 4 havia ultrapassado o carro 1 antes do apex (e, portanto, que o carro 1 era o carro que estava ultrapassando) e que esse erro alegado é, em si, um novo elemento. Isso é insustentável. Uma solicitação de revisão é feita para corrigir um erro (de fato ou de direito) em uma decisão. Qualquer novo elemento deve demonstrar esse erro. O erro que deve ser demonstrado existir não pode ser ele próprio o elemento referido no Artigo 14.”

“Neste caso, o conceito de que a Decisão escrita foi o novo elemento significativo e relevante, ou que um erro na decisão foi um novo elemento, não é sustentável e, portanto, é rejeitado.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo