ColunistasDestaquesFórmula 1

FIA estuda acidente de Zhou e planeja medidas de segurança mais rígidas para 2023

Após o acidente de Zhou em Silverstone, FIA estuda uma forma de implementar medidas mais rígidas para os testes e estrutura do Santo Antônio

A FIA já está pensando no regulamento que será adotado para o próximo ano, com medidas de segurança mais rigorosas sendo implementadas para a próxima temporada. O tema segue sendo discutido após o acidente de Zhou Guanyu que ocorreu no início do GP da Inglaterra.

Mesmo com o piloto deixando o carro em total segurança, a grande questão foi o fato de o Santo Antônio ter se separado do carro. A peça que fica acima da cabeça dos pilotos também funciona como um item de segurança para proteger o competidor, combinado ao Halo que também tem por objetivo preservar a cabeça do piloto.

Um comunicado divulgado pela FIA após a reunião do Comitê Técnico informou que discutiu sobre o grave acidente que envolveu Zhou Guanyu em Silverstone.

“As equipes confirmaram sua disposição de introduzir medidas mais rigorosas para os Santo Antonio a partir de 2023. A FIA vai concluir os estudos e comunicá-las sobre as novas medidas de segurança do Santo Antonio”.

Zhou percorreu alguns metros da pista com o carro sem o Santo Antonio – Foto: reprodução

Os detalhes da investigação do acidente de Guanyu não foram divulgadas, mas como a peça não se comportou como deveria, fica claro que ela sofreu uma falha durante o percurso do acidente.

A FIA tem duas vertentes para agir, uma delas consiste em modificar as dimensões estruturais da peça. A outra possibilidade e tornar os testes de carga ainda mais rigorosos, o que poderia ser obtido aumentando as cargas e modificando a forma de sua aplicação.

A Alfa Romeo pode ter que alterar o seu design adotado para o Santo Antônio, pois o conceito das outras equipes é diferente, apenas o time suíço usa um formato triangular. Vale lembrar de da forma como os testes são realizados hoje, a Alfa Romeo passou em todos os testes de impacto.

Sempre que um acidente com essa dimensão acontece, ele precisa ser estudado e também é possível promover mudanças para melhorar a segurança dos carros.

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Artigos relacionados

Adblock detectado

O BP É UM PORTAL INDEPENDENTE E OS ANÚNCIOS AJUDAM NA NOSSA MANUTENÇÃO, SE POSSÍVEL DESABILITE O SEU BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS!!!