Após o encerramento do GP de Mônaco a Ferrari entrou com um protesto contra Max Verstappen e Sergio Pérez, alegando que os pilotos da Red Bull cruzaram a saída do pit-lane. A FIA aproveitou o fim de semana no Azerbaijão para esclarecer a regra sobre a saída do pit-lane seguindo o que o Código Esportivo Internacional.
Foram realizadas algumas mudanças na abordagem sobre o que será punido ou não na saída do pit-lane. Anteriormente o piloto que tocasse as linhas seria punido ele precisava se manter ao lado delas, agora o piloto precisa cruzá-la para receber uma punição.
Em Mônaco Verstappen tocou a linha, mas o seu pneu estava mais para dentro do faixa do que para fora dela, desta forma ele não cruzou a faixa e não violou a nova regra. A roda precisa ultrapassar toda a linha para ser considerado uma infração.
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Na prova anterior ao GP do Azerbaijão foi comunicado aos pilotos que eles tinham que se manter estritamente ao lado da linha, seguindo o que era determinado até 2021 – foi até mesmo a alegação usada pela Ferrari para abrir os protestos após o encerramento do GP de Mônaco. Depois desse episódio o diretor de provas Niels Wittich revisou a mensagem enviada aos pilotos e equipes.
O comunicado que fala sobre as linhas de entrada e saída do pit-lane agora informa: “De acordo com o Capítulo 4, Artigo 4 e 5 do Apêndice L do Código Esportivo Internacional, devem seguir os procedimentos na entrada e saída do pit-lane.” Os pilotos podem colocar os carros na linha, desde que não ultrapassem o limite de uma roda completa.
Parte do regulamento ainda informa: “Exceto em casos de força maior (aceito como tal pelos comissários), qualquer pneu de um carro saindo no pitlane não pode cruzar, em qualquer direção, qualquer linha pintada na pista na entrada do pitlane, com o propósito de separar os carros que estão saindo do pitlane dos que estão na pista.”
Para retornar à pista os pilotos devem garantir que isso seja realizado de forma segura.