ColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA divulga edital para fornecimento dos pneus. Pirelli confirma interesse para permanecer na F1

A FIA abriu o processo para que as fornecedoras de pneus realizem as suas candidaturas para atuar na categoria a partir de 2025

A FIA publicou nesta semana o edital para que as fornecedoras de pneus possam se candidatar para fornecer os pneus para a Fórmula 1 e suas categorias de base a partir da temporada 2025, com um contrato de duração podendo perdurar por quatro temporadas.

Após o final da guerra de pneus entre Bridgestone e Michelin que perdurou ao longo dos anos 2000, a Pirelli retornou a fornecer pneus para a categoria em 2011.

A empresa italiana confirmou que vai entrar na disputa para permanecer no fornecimento dos compostos. O período de fornecimento deve ser entre 2025 e 2027 – com opção de renovação para 2028. O atual contrato com a Pirelli é válido até o final da próxima temporada.

O documento descreve as características técnicas que estão amplamente alinhadas com os pneus que já são usados hoje e sua relevância de tecnologia de pista para a estrada, com ênfase particular na sustentabilidade.

A estrutura informada pela FIA segue alinhada com a estratégia de automobilismo da Pirelli, portanto é de grande interesse da empresa italiana permanecer como parceira global do esporte há mais de uma década.

Grandes mudanças não devem acontecer para que os mesmos parâmetros possam ser seguidos. Atualmente abordando uma ampla faixa de trabalho, minimizar o superaquecimento e ter baixo teor de degradação. Também é de interesse da categoria que seja possível gerar uma variação estratégica.

“As dimensões dos pneus também serão semelhantes, após a introdução bem-sucedida de 18 polegadas antes em 2022 que garantem um elemento de relevância para a tecnologia de pneus de estrada para o fornecedor. A licitação também exigirá que fornecedores em potencial forneçam uma análise do impacto ambiental dos pneus usados ​​na Fórmula 1, e a licitação bem-sucedida precisará demonstrar as melhores práticas e inovação ao considerar o ciclo de vida completo dos pneus”.

O processo de licitação exige que o fornecedor de pneus esteja presente não apenas na Fórmula 1, bem como realizando o fornecimento dos compostos da F2 e F3.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo