Na reunião da Comissão da F1 realizada nesta terça-feira (25) uma atualização do regulamento técnico de 2023 e 24 foi aprovada relacionada aos motores. A partir de agora, as equipes poderão utilizar alguns componentes do motor quatro vezes antes de receber uma punição.
No documento divulgado pela FIA às vésperas do GP do Azerbaijão, sobem de três utilizações por piloto, para quatro dos elementos: motor de combustão interna (ICE), Turbocompressor (TC), MGU-H e MGU-K.
Desde o começo da temporada alguns times têm lidado com a falta de confiabilidade. O problema voltou a atingir a Ferrari que na segunda corrida do ano lidou com uma punição para Charles Leclerc após a introdução da terceira central eletrônica. Embora o componente não entre nessa alteração, algumas equipes estavam aguardando punições conforme o desenrolar da temporada, pelos problemas de confiabilidade que tem enfrentado.
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Com a realização de seis provas Sprint e mais seis sessões classificatórias, os motores serão levados ao seu limite, isso gerou uma preocupação para as equipes. Com a regra anterior, as equipes estimavam punições acontecendo antes do esperado, com a disponibilidade de usar um quarto elemento do motor, algumas equipes poderão ficar mais confortáveis para lidar com o campeonato, podendo realizar combinações para a utilização dos elementos até o final do ano.
As punições
Quando a Sprint for realizada as punições serão aplicadas desta forma:
– Uma punição no TL1 ou classificação será aplicada à corrida.
– Uma punição no grid incorrida na classificação Sprint (Sprint Shootout) será aplicada na Sprint.
– Uma punição de grid incorrida na Sprint, será aplicada na Corrida.
– Uma violação de parque fechado resultará em uma largada no pit-lane para a Sprint e Corrida.
– Uma punição de PU (motor) será aplicada apenas na Corrida (a menos que também seja uma violação de parque fechado).
Ainda alertaram uma alteração no regulamento esportivo que é resultado do tempo atribuído para o procedimento de alinhamento no grid, agora ele passa de 40 para 50 minutos, permitindo que os times tenham mais tempo disponível para cerimônias e outras ações antes da corrida. A FIA alerta que “em determinadas corridas, este tempo adicional será utilizado para a apresentação dos pilotos aos fãs.”
Definição de trabalho no carro
Após o GP da Arábia Saudita que uma penalidade foi aplicada para Fernando Alonso e o piloto espanhol quase perdeu o pódio, realizaram uma alteração no que é definido como trabalhar no carro em um pit-stop. A diretiva esportiva de março será incluída no regulamento esportivo, proibindo o toque dos macacos no carro quando uma punição for cumprida.