AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA aprova GM como fornecedora de motores da F1 a partir de 2029

A Cadillac participará do grid da Fórmula 1 a partir de 2026, mas só se tornará uma equipe fabricante em 2029

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou nesta última quarta-feira (23), a entrada da General Motors como fornecedora de motores para a Fórmula 1, a partir de 2029. A confirmação marca um passo importante para tornar a Cadillac uma equipe de fábrica.

A empresa será responsável por desenvolver e fornecer os motores para a equipe Cadillac, que já tem estreia confirmada na F1 para 2026. Até lá, a equipe usará unidades de potência fornecidas pela Ferrari, enquanto a GM finaliza o desenvolvimento e a homologação de sua própria tecnologia.

“Com esta aprovação da FIA, continuaremos a acelerar nossos esforços para levar uma unidade de potência de F1 fabricada nos Estados Unidos ao grid”, afirmou Russ O’Blenes, CEO da GM Performance Power Units LLC.

Para impulsionar esse projeto ambicioso, a Cadillac já estabeleceu uma base de operações na Europa, nas proximidades do circuito de Silverstone – palco do Grande Prêmio da Inglaterra – e está construindo uma nova sede em Fishers, Indiana, nos Estados Unidos, reforçando sua presença no centro do automobilismo norte-americano.

Conforme a FIA, os trabalhos de desenvolvimento e teste do motor protótipo já estão em andamento, e uma instalação exclusiva da GM Performance Power Units deverá ser inaugurada em solo americano em 2026.

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, celebrou a chegada da GM à categoria: “Receber a GM Performance Power Units LLC como fornecedora aprovada de unidades de potência para o Campeonato, que começa em 2029, marca mais um passo na expansão global da Fórmula 1 e destaca o crescente interesse de fabricantes automotivos de classe mundial, como a General Motors.”

Ben Sulayem também destacou o alinhamento entre os valores da FIA e a proposta da montadora norte-americana. “A dedicação deles à inovação, sustentabilidade e competição está totalmente alinhada com a visão da FIA para o futuro do nosso esporte. Isso também fortalece nosso compromisso de tornar o automobilismo mais acessível e inclusivo em todo o mundo, acolhendo novos fabricantes, avançando na tecnologia e nos conectando com uma base de fãs mais ampla e diversificada.”

A entrada da GM como fornecedora de motores a partir de 2029 reforça o apelo global da Fórmula 1 e reforçar a presença dos Estados Unidos dentro da categoria, agora com um fabricante nacional envolvido no desenvolvimento das unidades de potência da nova geração.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo