A FIA realizou um ajuste nas regras para definir o grid de largada, depois do caótico GP de São Paulo de 2024.
O fim de semana que marcava a última parada de uma rodada tripla, depois da realização dos GPs dos Estados Unidos e México na sequência, foi o verdadeiro caos. A cidade de São Paulo foi atingida por uma forte chuva, que comprometeu a realização da classificação e apenas o evento Sprint foi concluído.
A sessão que definiria o grid da corrida principal, foi adiada diversas vezes, até que fosse necessário cancelar a realização da atividade. Por fim, a FIA decidiu movê-la para o início do domingo, além de antecipar o horário da largada, pois existia mais uma janela de instabilidade, que provocaria mais chuvas na região do autódromo.
A FIA então fez um ajuste para como será definida a classificação em 2025, caso ela seja cancelada por conta do clima.
Quando os comissários identificarem que a classificação não poderá acontecer, a ordem do grid será estabelecida através da ordem de classificação do campeonato de pilotos. A mesma regra será aplicada para a não realização de uma classificação Sprint.
Se em ambos os casos, a ordem do Campeonato de Pilotos, não puder ser usada – como na primeira rodada da temporada – a ordem do grid será decidida a critério dos comissários.
O artigo 42.1 diz: “Em circunstância excepcional de que a sessão de classificação não ocorra em uma competição e com a aceitação dos comissários de que a sessão não poderá ocorrer, o grid para a corrida será definido com base na classificação do Campeonato de Pilotos.”
Também aproveitaram o momento para esclarecer como vão proceder, caso vários pilotos não consigam registrar tempo durante o Q2 e Q3 ou SQ2 e SQ3 [sprint] – levando em consideração uma bandeira vermelha, ou as condições de pista.
Por exemplo, se dois pilotos iniciarem voltas rápidas no Q3, mas não conseguirem concluí-las devido a uma bandeira vermelha e ficarem sem tempo registrado, a classificação entre eles será determinada com base no piloto que teve o melhor tempo no Q2.
A alteração foi publicada no regulamento esportivo da F1, no artigo 39.4 v: “Se mais de um piloto não conseguir marcar um tempo durante o Q2 ou Q3, ou SQ2 e SQ3, eles serão organizados na seguinte ordem: Qualquer piloto que tentou marcar um tempo na classificação, iniciando uma volta rápida; qualquer piloto que não conseguiu iniciar uma volta rápida; qualquer piloto que não conseguiu sair dos boxes durante o período.”
“A classificação relativa dos pilotos em cada uma das categorias descritas acima será determinada de acordo com a ordem em que foram classificados no período anterior da sessão de classificação ou classificação sprint.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.