AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA ajusta procedimentos de formação do grid após caos no GP de São Paulo de 2024

Em caso de uma classificação não ser realizada em 2025, será levado em consideração a ordem do campeonato de pilotos pare definição do grid de largada

A FIA realizou um ajuste nas regras para definir o grid de largada, depois do caótico GP de São Paulo de 2024.

O fim de semana que marcava a última parada de uma rodada tripla, depois da realização dos GPs dos Estados Unidos e México na sequência, foi o verdadeiro caos. A cidade de São Paulo foi atingida por uma forte chuva, que comprometeu a realização da classificação e apenas o evento Sprint foi concluído.

A sessão que definiria o grid da corrida principal, foi adiada diversas vezes, até que fosse necessário cancelar a realização da atividade. Por fim, a FIA decidiu movê-la para o início do domingo, além de antecipar o horário da largada, pois existia mais uma janela de instabilidade, que provocaria mais chuvas na região do autódromo.

A FIA então fez um ajuste para como será definida a classificação em 2025, caso ela seja cancelada por conta do clima.

Quando os comissários identificarem que a classificação não poderá acontecer, a ordem do grid será estabelecida através da ordem de classificação do campeonato de pilotos. A mesma regra será aplicada para a não realização de uma classificação Sprint.

Se em ambos os casos, a ordem do Campeonato de Pilotos, não puder ser usada – como na primeira rodada da temporada – a ordem do grid será decidida a critério dos comissários.

O artigo 42.1 diz: “Em circunstância excepcional de que a sessão de classificação não ocorra em uma competição e com a aceitação dos comissários de que a sessão não poderá ocorrer, o grid para a corrida será definido com base na classificação do Campeonato de Pilotos.”

Também aproveitaram o momento para esclarecer como vão proceder, caso vários pilotos não consigam registrar tempo durante o Q2 e Q3 ou SQ2 e SQ3 [sprint] – levando em consideração uma bandeira vermelha, ou as condições de pista.

Por exemplo, se dois pilotos iniciarem voltas rápidas no Q3, mas não conseguirem concluí-las devido a uma bandeira vermelha e ficarem sem tempo registrado, a classificação entre eles será determinada com base no piloto que teve o melhor tempo no Q2.

A alteração foi publicada no regulamento esportivo da F1, no artigo 39.4 v: “Se mais de um piloto não conseguir marcar um tempo durante o Q2 ou Q3, ou SQ2 e SQ3, eles serão organizados na seguinte ordem: Qualquer piloto que tentou marcar um tempo na classificação, iniciando uma volta rápida; qualquer piloto que não conseguiu iniciar uma volta rápida; qualquer piloto que não conseguiu sair dos boxes durante o período.”

“A classificação relativa dos pilotos em cada uma das categorias descritas acima será determinada de acordo com a ordem em que foram classificados no período anterior da sessão de classificação ou classificação sprint.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo