AutomobilismoColunistasFórmula 1Post

FIA adiciona quarta zona de ativação do DRS para disputa do GP de Singapura de 2024

Após mudanças realizadas na pista, FIA decide avaliar a utilização de quarta zona de DRS para melhorar a dinâmica da prova

A FIA optou por liberar uma quarta zona de ativação da ASA Móvel (DRS) no GP de Singapura de 2024.

No ano passado o circuito passou por uma alteração, modificando o terceiro setor do traçado, o trecho entre as curvas 16 e 19 foi transformado em uma reta, deixando o circuito mais fluído.

E para tentar melhorar a dinâmica da prova em 2024, foi introduzido uma quarta zona de ativação do DRS no trecho que hoje corresponde as curvas 14 a 16. Desta forma, dois trechos de DRS estão posicionados na sequência, separados apenas pela curva 14.

Circuito de Singapura com a 4ª zona de ativação do DRS – Foto: reprodução F1

Ainda no ano passado, os pilotos mencionaram a possibilidade desta quarta zona de DRS, mas nenhuma atitude foi tomada para a prova em questão. A FIA até consultou as equipes depois da mudança de layout, mas não existia um “consenso claro”, o assunto foi movido para a prova de 2024.

LEIA MAIS: GP de Singapura 2024 – Pirelli segue com o fornecimento da gama macia de pneus em prova noturna
Layout de Singapura em 2023, ainda sem a 4ª zona de ativação do DRS – Foto: reprodução F1

Em Singapura o normal é buscar uma boa classificação, pois fica muito difícil de realizar ultrapassagens neste circuito, já que os carros ficam presos em trenzinhos e a batalha não evoluiu. Com essa quarta zona de ativação, é esperado que uma corrida mais dinâmica seja observada em 2024.

As avaliações serão realizadas durante o TL1, se for aprovado, será mantido para o restante do fim semana. Os pilotos precisam passar os seus feedbacks sobre esse trecho, pois por ser um circuito de rua é natural lidar com bumps.

No ano passado, o trabalho de recapeamento da pista começou e este ano as seções entre as curvas 3 e 9, 10 e 12 e 14 e 17 também foram recapeadas, o que pode ter melhorado o trecho em questão, onde estará posicionada a quarta zona de ativação da asa móvel.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo