A Ferrari demonstra que não está confortável com os resultados que está obtendo já tem um tempo. A equipe está perseguindo a construção de um bom carro e o conjunto perfeito para que possa mais uma vez conquistar títulos e ter uma boa performance.
O Campeonato de 2023 não começou como o esperado, após três corridas a Ferrari ocupa apenas a quarta posição do Campeonato de Construtores, atrás de Red Bull, Aston Martin e Mercedes. Quebras, abandonos e punições comprometeram a conquista de pontos da equipe.
Charles Leclerc abandonou duas das três provas, terminando a prova na Arábia Saudita em um modesto sétimo lugar depois de enfrentar uma penalidade por troca de um elemento do motor. É inevitável, questionamentos surgem e Frédéric Vasseur que está atualmente no comando da equipe foi questionado sobre como é possível manter os seus pilotos motivados depois de todos esses problemas.
“Não tenho absolutamente nenhuma dúvida sobre a motivação de Charles. Com certeza o início de temporada não é nada ideal. Tivemos um abandono no Bahrein, depois uma punição em Jeddah e outro abandono em Melbourne, não era o plano.”
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“Mas a motivação ainda está lá. Você sabe que tenho um bom relacionamento com Charles, e isso não vai afetar o clima. Eu ficaria muito frustrado se eles estivessem relaxados e felizes com a situação. Mas o mais importante para mim é manter todos motivados, empurrando na mesma direção, e eles [os pilotos] estão apoiando a equipe. A motivação não é um problema”, afirma Vasseur.
A longa pausa que aconteceu em abril, após a realização do GP da Austrália, permitiu que as equipes analisassem os seus dados e preparassem atualizações para o Azerbaijão. Baku e Miami, corresponde a primeira fase de desenvolvimento dos carros de 2023.
Grande parte das equipes tem alguma questão para resolver nos seus projetos, isso não é diferente na Ferrari. Os engenheiros têm trabalhado para melhorar a eficiência aerodinâmica, após compreenderem quais eram as limitações do SF-23. Acredita-se que para Barcelona, uma pista muito conhecida pelas equipes e com capacidade para testes, a Ferrari deve aparecer um tanto modificada, principalmente a sua lateral.
Sem orçamento para isso, as equipes não podem simplesmente descartar os seus projetos e aparecer com um carro cópia do da Red Bull (por ser o equipamento mais eficiente até o momento). Dentro do que é possível as equipes têm trabalhado para introduzir os pacotes de atualização, mas também realizando tudo isso com certa cautela, afinal, mesmo que as modificações possam melhorar o desempenho dos carros, os times vivem com o dilema de compreender as configurações e colocar os carros nos eixos.