AutomobilismoColunistasDestaquesPostWEC

Ferrari sofre em Interlagos e perde sequência de vitórias no WEC para a Cadillac

BoP, penalidades e dificuldades técnicas freiam Ferrari nas 6 Horas de São Paulo

A Cadillac interrompeu a sequência de vitórias da Ferrari no Mundial de Endurance da FIA. O time italiano não encontrou ritmo em São Paulo, o melhor resultado foi obtido pela AF Corse, com a 8ª posição conquistada pelo carro guiado por Phil Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye.

Os carros #51 e #50, precisaram se contentar com o 11° e 12° lugares, respectivamente. O resultado acontece após quatro vitórias consecutivas nesta temporada, quando o quinto duelo do campeonato foi travado em São Paulo.

Na sexta-feira, quando os primeiros treinos livres foram realizados em Interlagos, a equipe já demonstrava certa preocupação com a performance e as dificuldades que enfrentariam no circuito.

As mudanças de elevação e principalmente a parte do miolo do circuito brasileiro, cobraram o preço. Após uma classificação, onde apenas o #83 conseguiu avançar para o duelo da Hyperpole, a busca da equipe girou em fazer a melhor prova possível, dentro das limitações da etapa.

LEIA MAIS: Cadillac fecha 6 Horas de São Paulo com dobradinha liderada pelo #12

O BoP surtiu um efeito maior em São Paulo, sendo um circuito curto, mas que cobra muito do carro. Na sexta-feira, os pilotos cometeram alguns erros no traçado, além de apresentar uma certa dificuldade para lidar com as temperaturas baixas.

A Ferrari fez o possível para aproveitar da melhor forma o início do campeonato e galgar muitos pontos. A previsão é que a equipe sofra um pouco nas próximas etapas, principalmente no Circuito das Américas, que também é um circuito com mudanças de elevação e bumps.

Com o resultado obtido pelo 83, permite que a Ferrari se mantenha na liderança do campeonato de construtores, enquanto o trio formado por Pier Guidi, James Calado e Giovinazzi são os líderes na classificação de pilotos.

“Sabíamos que esta corrida seria difícil para nós, e hoje isso se confirmou. Tivemos dificuldades com a velocidade máxima nas retas, e algumas situações nos prejudicaram — incluindo a penalidade que recebemos no final, o que honestamente acho difícil de entender. Saímos do Brasil não muito felizes, mas continuamos liderando o campeonato e continuaremos fazendo o nosso melhor para defender essa posição”, comentou Calado após o encerramento da prova.

Na prova de contenção de danos, o trio do #51 ganhou seis posições desde a largada. O resultado poderia ser um pouco melhor, mas no início da prova lideram com uma punição de cinco segundos no primeiro pit-stop, enquanto um drive-through (enquanto estavam no top-10) atingiu o time nos minutos finais. O trio então cruzou a linha de chegada três voltas atrás dos vencedores.

Logo atrás, esteve o #50 de Miguel Molina, Nicklas Nielsen e Antonio Fuoco, que largaram em 14°. Durante a terceira hora, o time precisou fazer uma parada não programada, or conta de um incidente com um GT, quando deixavam os boxes, na reta oposta. O contratempo prejudicou ainda mais a corrida, pois foi necessário fazer a substituição da peça. Vale lembrar que o #50 após conquistar um quarto lugar em Le Mans, foi desclassificado.

“Largamos bem atrás no grid e fizemos tudo o que podíamos para recuperar posições, pelo menos com o objetivo de ficar entre os 10 primeiros. Então, Nicklas foi atingido por um carro de GT, o que causou danos na traseira do nosso carro, e fomos obrigados a parar imediatamente para consertá-lo. Na nossa opinião, essa não foi uma decisão justa, pois o carro estava completamente seguro e não tivemos problemas — mas isso comprometeu definitivamente a nossa corrida. Agora, olhamos para a próxima etapa no COTA, aonde voltaremos determinados a manter a liderança na classificação do campeonato mundial”, afirmou Molina.

Coube então ao trio do #83 colocar a Ferrari entre os dez, depois de largar da nona posição. O trio, vencedor de Le Mans, fez uma corrida dentro da margem possível e salvou a oitava posição.

“O fim de semana em São Paulo não foi positivo, claramente, considerando os resultados. Mas, mais uma vez, quero elogiar toda a equipe pelo comprometimento e trabalho impecável. Apesar das condições desafiadoras que enfrentamos nesta corrida – evidentes no TL1 – conseguimos recuperar o terreno perdido com todos os nossos carros, extraindo o máximo do potencial à nossa disposição. Isso confirma mais uma vez que, mesmo em situações difíceis, nossa equipe sabe como responder da melhor maneira possível”, comentou Antonello Coletta, diretor global da Ferrari Endurance.

A Ferrari segue firme na liderança do Campeonato Mundial de Construtores, somando 175 pontos — uma vantagem de 55 sobre seus concorrentes mais próximos. Entre os pilotos, a tripulação formada por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi mantém a ponta com 105 pontos, à frente do trio Ye-Kubica-Hanson, que aparece com 94. Já Fuoco, Molina e Nielsen ocupam a quarta colocação na tabela, com 57 pontos.

O Mundial de Endurance (FIA WEC) retorna nos dias 7 e 8 de setembro, com as 6 Horas do COTA, nos Estados Unidos.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

7 Comentários

  1. Your blog is a treasure trove of knowledge! I’m constantly amazed by the depth of your insights and the clarity of your writing. Keep up the phenomenal work!

  2. Your writing is a true testament to your expertise and dedication to your craft. I’m continually impressed by the depth of your knowledge and the clarity of your explanations. Keep up the phenomenal work!

  3. Every time I visit your website, I’m greeted with thought-provoking content and impeccable writing. You truly have a gift for articulating complex ideas in a clear and engaging manner.

  4. Your blog is a true gem in the world of online content. I’m continually impressed by the depth of your research and the clarity of your writing. Thank you for sharing your wisdom with us.

  5. Your writing is not only informative but also incredibly inspiring. You have a knack for sparking curiosity and encouraging critical thinking. Thank you for being such a positive influence!

  6. Hi my loved one I wish to say that this post is amazing nice written and include approximately all vital infos Id like to peer more posts like this

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo