Neste sábado a Ferrari optou por realizar a troca de todos os componentes do motor de Charles Leclerc, desta forma o monegasco começará o GP do Canadá da última posição. A Ferrari apresentou vários problemas com o motor neste início de temporada, a equipe já esperava precisar de uma quarta unidade de potência neste ano e após o abandono de Leclerc no GP do Azerbaijão, aproveitaram o momento para fazer a substituição dos elementos da unidade de potência.
O carro de Leclerc tinha passado por uma troca na sexta-feira, algumas peças tiveram a substituição dentro do limite que era permitido pelo regulamento, mas a Ferrari introduziu uma terceira Central Eletrônica no TL2, desta forma o monegasco já perderia dez posições no grid de largada.
A pista do Canadá conta com bons pontos de ultrapassagem, o monegasco pode realizar uma corrida de recuperação e avançar no grid, para conquistar alguns pontos no Canadá. Entretanto, o mais importante para o time italiano é contar com mais uma unidade de potência para trabalhar ao longo do ano e tentar evitar novos abandonos.
LEIA MAIS: Tsunoda começará GP do Canadá da última posição, após AlphaTauri realizar a troca do seu motor
Agora a Ferrari substituiu o motor de combustão interna (ICE), o turbocompressor (TC), MGU-H, MGU-K e o Exaustor (única peça que não excedeu o limite). No carro de Carlos Sainz, a Ferrari mudou apenas o motor de combustão interna, mas o espanhol não será punido, pois está dentro das trocas permitidas pelo regulamento.
A Ferrari deve encontrar melhores condições em Silverstone, portanto já aproveitou para fazer a troca.
Yuki Tsunoda dividirá a última fila com o monegasco, o piloto da AlphaTauri também passou por alterações no motor, além disso, a AlphaTauri também fez novas substituições neste sábado, agora instalando um novo armazenamento de energia (ES) e a Central Eletrônica.
Situação dos Motores no GP do Canadá
Piloto | Equipe | ICE | TC | MGU – H | MGU-K | ES | CE | EX |
George Russell | Mercedes | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 3 |
Lewis Hamilton | Mercedes | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 3 |
Max Verstappen | Red Bull | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 3 |
Sergio Pérez | Red Bull | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 1 | 4 |
Charles Leclerc | Ferrari | 4 | 4 | 4 | 4 | 1 | 3 | 5 |
Carlos Sainz | Ferrari | 3 | 2 | 2 | 2 | 1 | 2 | 4 |
Daniel Ricciardo | McLaren | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 2 |
Lando Norris | McLaren | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 2 |
Fernando Alonso | Alpine | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 4 |
Esteban Ocon | Alpine | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 3 |
Pierre Gasly | AlphaTauri | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 5 |
Yuki Tsunoda | AlphaTauri | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 5 |
Lance Stroll | Aston Martin | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Sebastian Vettel | Aston Martin | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Alexander Albon | Williams | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 |
Nicholas Latifi | Williams | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 4 |
Zhou Guanyu | Alfa Romeo | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 3 |
Kevin Magnussen | Haas | 3 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 | 4 |
Mick Schumacher | Haas | 2 | 3 | 2 | 2 | 2 | 2 | 4 |