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Ferrari realiza investigação para evitar problema semelhante ao do GP do Bahrein

Depois de problema enfrentado no Bahrein, equipa não encera como uma derrota no Campeonato. Os italianos vão trabalhar para identificar a área do problema e realizar mudanças para não lidar com novos abandonos

A Fórmula 1 acaba de iniciar o seu Campeonato, mas a Ferrari já lidou com alguns dilemas logo na primeira corrida do ano. Charles Leclerc perdeu o pódio pois abandonou a prova ao lidar com um problema no motor.

Em 2022 o time começou o Campeonato com um carro muito eficiente, mas os problemas de confiabilidade no motor afetaram o desempenho da equipe na busca pelo título. Foram vários abandonos que custaram pontos preciosos da equipe, além dos problemas relacionados a estratégia.

O monegasco ficou bem desanimado após o seu abandono que também provocou a perda de pontos. A Red Bull começa a temporada à Frente conquistando uma dobradinha na primeira corrida do ano.

A Ferrari em mais uma temporada vai lidar com o desgaste excessivo dos pneus, os compostos usados no SF-23, combinado ao asfalto abrasivo do Bahrein fizeram os seus pilotos brigarem com o carro e o gerenciamento dos compostos. A Ferrari optou por conservar um pneu novo para a corrida e foi com esse composto que Leclerc começou a prova. O piloto abandonou a última tentativa de volta rápida no Q3 para conservar um composto.

Na largada Leclerc atacou Sergio Pérez e faturou a primeira posição, o piloto permaneceu assim até pouco depois da primeira parada, mas perdeu a segunda posição quando a Red Bull optou por usar um segundo jogo de pneus macios antes de instalar os compostos duros para o final da prova.

A Ferrari então tentou garantir o terceiro lugar com o monegasco, mas Leclerc começou a ficar lento na pista e abandonou a prova. Antes de encostar o carro em uma agulha na pista o piloto disse: “Não, não não! Não pode ser!”

A Ferrari vai usar os próximo dias para analisar o problema que surgiu no Bahrein – Foto: reprodução F1

Antes do início do GP, por conta do problema enfrentado por Bottas na pré-temporada a Ferrari introduziu uma nova unidade de potência. Antes da largada no domingo a equipe optou por alterar as baterias e a central eletrônica, buscando ter o melhor motor possível para a prova e capitalizar o máximo de pontos.

“Claro que estamos desapontados, como não poderíamos estar. Sabíamos que teríamos que lidar com a degradação dos pneus, mas não esperávamos problemas de confiabilidade. É uma pena para Charles, porque no primeiro stint seu ritmo estava bom e mesmo com a forte degradação do pneu duro, ele poderia ter conquistado um terceiro lugar, seria uma boa maneira de começar a temporada. Carlos fez uma corrida sólida, rodado em um ritmo constante e deu tudo de si para terminar em quarto”, afirmou o chefe de equipe da Ferrari, Frédéric Vasseur.

“Após esta primeira corrida, temos uma visão clara da situação e sabemos em que áreas devemos trabalhar. Temos que melhorar muito em termos de gerenciamento de pneus e, claramente temos que garantir que não tenhas mais problemas de confiabilidade como o que nos afetou hoje”, seguiu o chefe de equipe.

A Ferrari deve aproveitar essa pausa entre o GP do Bahrein e Arábia Saudita para investigar o problema, mas a equipe ainda não tinha ideia da origem do problema deste domingo. A Ferrari  admitiu que essa era a “primeira vez que encaramos isso.”

“Honestamente não sabemos ainda o que aconteceu com exatidão. Havia problemas na parte da manhã, trocamos os componentes, não sabemos de onde isso veio e teremos de investigar. Mas ainda é muito cedo para poder dar uma resposta melhor sobre isso.”

O problema não apareceu durante os testes de pré-temporada e também não surgiram no dinamômetro. A atividade realizada na última semana não indicou o problema que Charles Leclerc enfrentou, além disso, Alfa Romeo e Haas que também utilizam o motor Ferrari passaram pela atividade sem lidar com algo desse tipo.

“Nunca é bom começar com um abandono, obviamente, eu teria preferido terminar como a Red Bull. Eu disse à equipe há duas semanas que o campeonato não vai acabar no Bahrein, não importa os resultados em qualquer circunstância. Foi assim nos testes de inverno, e hoje, que a equipe experimentou o oposto.”

Ainda restam 22 corridas até a temporada ser encerrada, esse é o Campeonato mais longo da Fórmula 1. A Ferrari teve a oportunidade de mexer na confiabilidade do motor, esperando resultados melhores neste ano.

Após a corrida Leclerc afirmou que a escolha de abortar uma nova volta rápida e guardar o jogo de pneus macios novos para o início da corrida foi uma escolha. O monegasco espera agora a investigação da equipe para saber mais sobre o problema que prejudicou a sua prova.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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