A Fórmula 1 acaba de iniciar o seu Campeonato, mas a Ferrari já lidou com alguns dilemas logo na primeira corrida do ano. Charles Leclerc perdeu o pódio pois abandonou a prova ao lidar com um problema no motor.
Em 2022 o time começou o Campeonato com um carro muito eficiente, mas os problemas de confiabilidade no motor afetaram o desempenho da equipe na busca pelo título. Foram vários abandonos que custaram pontos preciosos da equipe, além dos problemas relacionados a estratégia.
O monegasco ficou bem desanimado após o seu abandono que também provocou a perda de pontos. A Red Bull começa a temporada à Frente conquistando uma dobradinha na primeira corrida do ano.
A Ferrari em mais uma temporada vai lidar com o desgaste excessivo dos pneus, os compostos usados no SF-23, combinado ao asfalto abrasivo do Bahrein fizeram os seus pilotos brigarem com o carro e o gerenciamento dos compostos. A Ferrari optou por conservar um pneu novo para a corrida e foi com esse composto que Leclerc começou a prova. O piloto abandonou a última tentativa de volta rápida no Q3 para conservar um composto.
Na largada Leclerc atacou Sergio Pérez e faturou a primeira posição, o piloto permaneceu assim até pouco depois da primeira parada, mas perdeu a segunda posição quando a Red Bull optou por usar um segundo jogo de pneus macios antes de instalar os compostos duros para o final da prova.
A Ferrari então tentou garantir o terceiro lugar com o monegasco, mas Leclerc começou a ficar lento na pista e abandonou a prova. Antes de encostar o carro em uma agulha na pista o piloto disse: “Não, não não! Não pode ser!”
Antes do início do GP, por conta do problema enfrentado por Bottas na pré-temporada a Ferrari introduziu uma nova unidade de potência. Antes da largada no domingo a equipe optou por alterar as baterias e a central eletrônica, buscando ter o melhor motor possível para a prova e capitalizar o máximo de pontos.
“Claro que estamos desapontados, como não poderíamos estar. Sabíamos que teríamos que lidar com a degradação dos pneus, mas não esperávamos problemas de confiabilidade. É uma pena para Charles, porque no primeiro stint seu ritmo estava bom e mesmo com a forte degradação do pneu duro, ele poderia ter conquistado um terceiro lugar, seria uma boa maneira de começar a temporada. Carlos fez uma corrida sólida, rodado em um ritmo constante e deu tudo de si para terminar em quarto”, afirmou o chefe de equipe da Ferrari, Frédéric Vasseur.
“Após esta primeira corrida, temos uma visão clara da situação e sabemos em que áreas devemos trabalhar. Temos que melhorar muito em termos de gerenciamento de pneus e, claramente temos que garantir que não tenhas mais problemas de confiabilidade como o que nos afetou hoje”, seguiu o chefe de equipe.
A Ferrari deve aproveitar essa pausa entre o GP do Bahrein e Arábia Saudita para investigar o problema, mas a equipe ainda não tinha ideia da origem do problema deste domingo. A Ferrari admitiu que essa era a “primeira vez que encaramos isso.”
“Honestamente não sabemos ainda o que aconteceu com exatidão. Havia problemas na parte da manhã, trocamos os componentes, não sabemos de onde isso veio e teremos de investigar. Mas ainda é muito cedo para poder dar uma resposta melhor sobre isso.”
O problema não apareceu durante os testes de pré-temporada e também não surgiram no dinamômetro. A atividade realizada na última semana não indicou o problema que Charles Leclerc enfrentou, além disso, Alfa Romeo e Haas que também utilizam o motor Ferrari passaram pela atividade sem lidar com algo desse tipo.
“Nunca é bom começar com um abandono, obviamente, eu teria preferido terminar como a Red Bull. Eu disse à equipe há duas semanas que o campeonato não vai acabar no Bahrein, não importa os resultados em qualquer circunstância. Foi assim nos testes de inverno, e hoje, que a equipe experimentou o oposto.”
Ainda restam 22 corridas até a temporada ser encerrada, esse é o Campeonato mais longo da Fórmula 1. A Ferrari teve a oportunidade de mexer na confiabilidade do motor, esperando resultados melhores neste ano.
Após a corrida Leclerc afirmou que a escolha de abortar uma nova volta rápida e guardar o jogo de pneus macios novos para o início da corrida foi uma escolha. O monegasco espera agora a investigação da equipe para saber mais sobre o problema que prejudicou a sua prova.