Após a passagem da Mercedes na Fórmula E e entrada da McLaren na categoria elétrica, muito se fala sobre a possibilidade de a Ferrari fazer parte do grid. Os últimos rumores indicam que a equipe mais tradicional da Fórmula 1, estaria conversando sobre o assunto.
O CEO da Fórmula E, Jeff Dodds deu a entender que nos bastidores acontece uma conversa entre Fórmula E e a Ferrari, pois a marca italiana está em via de lançar o seu primeiro veículo elétrico no último trimestre de 2025.
Ainda no ano passado a Ferrari confirmou a construção de um novo edifício, com instalações especializadas para a fabricação de motores elétricos, baterias e inversores. A marca italiana ainda reafirmou o seu compromisso em atingir a neutralidade de carbono até 2030 e embora estivesse comprometida com carros de combustão interna, também estavam dando um passo importante para a eletrificação e os carros híbridos.
Com e-bulding e todo o investimento no projeto, foram mais de 500 milhões de euros investidos.
“Até 2026, aproximadamente 60% da oferta da Ferrari será dividida entre carros totalmente elétricos e híbridos”, afirmou a empresa através de comunicado.
Obviamente a Fórmula E fica de olho em montadoras que estão investindo na eletrificação, até para que convites futuros sejam realizados. A categoria não descarta a possibilidade de ter mais uma equipe no grid nos próximos anos.
Quando Dodds foi perguntado sobre se existiam conversas com a Ferrari, respondeu: “Talvez”.
E acrescentou: “Eles anunciaram uma fábrica de eletrificação na Itália e falaram sobre uma futura linha elétrica. É a primeira vez que falam em uma linha elétrica pura, em vez de uma híbrida”, comentou.
“Acho que [ter a Ferrari] elevaria o campeonato. Temos muita sorte porque a Porsche tem o mesmo tipo de história no automobilismo que corre em seu sangue e a Maserati também, embora eles tenham obviamente saído do automobilismo em um momento que a Ferrari permaneceu”, seguiu.
“A Ferrari traz, além de mais credibilidade no automobilismo, ela traz essa base de fãs leais, os tifosi, o que é inacreditável. Então em termos de atrair fãs, acho que a Ferrari faz um bom trabalho. Claramente prefiro tê-los a não.”
A Fórmula E está rumando para outro momento da categoria, melhorando a competição, as corridas, bem como o equipamento usado pela categoria. É nítido todos os avançaram que foram apresentados nos últimos ano e o Gen4 certamente será um equipamento ainda mais aprimorado que o antecessor Gen3 EVO.
O Gen4 será introduzido durante a 13ª temporada, que começa em 2026/27, da qual Nissan, Porsche, Jaguar e Lola já se comprometeram com a categoria.
Atualmente a Ferrari está se aventurando no WEC, a equipe que ingressou no grid em 2023 faturou a primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans. Por lá a equipe segue explorando o desenvolvimento da tecnologia híbrida, assim como nos carros da Fórmula 1.
Um porta-voz da Ferrari afirmou que o foco principal da Scuderia está atualmente na Fórmula 1, bem como no Mundial de Endurance da FIA, além disso, destacou o recente anúncio da Ferrari se aventurando na competição de vela.