ColunistasFórmula 1Post

Ferrari e Alpine testaram os pneus de 18 polegadas no Bahrein

A Pirelli encerrou a segunda rodada de testes dos pneus de 18 polegadas nesta quinta-feira (01) no Bahrein, a fornecedora de pneus contou com o auxílio de Ferrari e Alpine para a realização da atividade.

A Ferrari já havia participado da primeira atividade de testes em fevereiro, onde Charles Leclerc e Carlos Sainz dividiram a condução do carro para realizar o cronograma estipulado pela Pirelli. A fornecedora de pneus terá 28 dias de atividade em 2021 para testar os pneus de 18 polegadas para a próxima temporada, quando a categoria vai abandonar a utilização dos compostos de aro 13.

A Fórmula 1 adotará o perfil de outras categorias, assim como o dos carros de rua, apostando em pneus com um perfil mais baixo.

LEIA MAIS: Pirelli confirma cronograma de testes dos pneus de 18 polegadas para a temporada 2022

Na terça-feira (30) o espanhol e o monegasco dividiram o dia para realizar os testes, Sainz entrou na pista pela manhã e completou 54 voltas com sete jogos de pneus protótipos. A Ferrari utilizou o SF90 – modelo de 2019 – mas que conta com mudanças na suspensão e aerodinâmica para atender as características dos carros de 2022.

LEIA MAIS: Ferrari testa pneus da Pirelli para a temporada de 2022 em Jerez

O monegasco assumiu o comando do SF90 a tarde, completando 87 voltas, cerca de 470 km, realizando várias paradas nos boxes para alternar os compostos. O teste ‘cego’ não permitiu a equipe saber quais compostos estavam utilizando, ou a construção deles, mas tiveram a oportunidade de conhecer os modelos. As informações coletadas serão compartilhadas com as outras equipes do grid, para que todos saibam o que está acontecendo durante estes testes.

Esteban Ocon participou do segundo dia de atividades, mas a Alpine forneceu o A521 (carro de 2021) para os testes da Pirelli. O francês completou 100 voltas, cerca de 541 km, em uma atividade marcada pelo forte calor. Para a Pirelli testar no Bahrein é uma boa saída, o calor e o asfalto abrasivo acabam cobrando muito dos compostos.

Fernando Alonso foi para a pista nesta quinta-feira (01) finalizando os testes com a Pirelli. Ainda se deparando com uma pista quente pela manhã, o espanhol completou 64 voltas na sessão matinal, mas fechou o dia com 144 voltas com os pneus de 18 polegadas.

A Pirelli informou que foi um teste bem produtivo, com muitos dados coletados e que eles vão ajudar para a produção de pneus melhores para 2022.

O próximo time que irá testar os pneus é a Mercedes entre os dias 20 e 21 de abril, as avaliações ficaram divididas entre 22 dias para os pneus slick e 6 dias para os compostos de chuva.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo