Nesta quinta-feira (11) a Aston Martin confirmou a renovação do contrato com Fernando Alonso. O bicampeão mundial de F1 encerra as especulações sobre o seu futuro e permanecerá com o time britânico após estabelecer novo contrato plurianual.
Mantendo o vínculo com a equipe para além de 2024, Alonso é uma peça interessante para o momento que a categoria começa a se preparar para os novos regulamentos que serão implementados para 2026. O espanhol assina com o time um acordo plurianual.
Alonso deixou a Alpine em 2023, seguindo para a Aston Martin quando o time francês mostrava que estava afundando. O começo da história com a nova equipe foi extremamente satisfatório, Alonso retornou os pódios de forma constante, faturando seis pódios nas oito primeiras provas da temporada.
Com um trabalho baseado nos feitos de Alonso, o time se deslocou da sétima posição do Mundial de Construtores, para o quinto lugar. Só não obteve a quarta posição, por conta da guinada que a McLaren teve em 2023, enquanto a Aston Martin apresentou uma certa queda de desempenho já que as atualizações do equipamento não tiveram o resultado esperado.
The story continues. pic.twitter.com/DEtb4R2zxO
— Aston Martin Aramco F1 Team (@AstonMartinF1) April 11, 2024
LEIA MAIS: Honda não tem objeções para a permanência de Fernando Alonso na Aston Martin
O início de 2024 para a Aston Martin é sólido, mas ainda muito ancorado naquilo que Fernando Alonso pode entregar para o time. No entanto, neste ano eles ainda não tiveram a oportunidade de duelar por pódios.
Pela habilidade que Alonso tem, as últimas semanas foram bem especulativas no mundo da F1, tentando descobrir qual seria a movimentação do espanhol no grid. Lembrando que a saída de Lewis Hamilton para a Ferrari, contribuiu para ser um ano em que várias peças podem mudar de lado.
LEIA MAIS: Fernando Alonso pode retornar ao WEC com Aston Martin
Alonso foi até mesmo questionado sobre a possibilidade de guiar pela Mercedes, mas respondeu apenas que o time alemão estava andando atrás da Aston Martin no campeonato.
O espanhol, que não tem pretensão de parar, continua pensando na possibilidade de algum momento aparecer no projeto da Aston Martin no WEC.
— Aston Martin Aramco F1 Team (@AstonMartinF1) April 11, 2024
De qualquer forma, Alonso encerra as especulações e garante a sua vaga no grid, prolongando a sua permanência e contribuições ao time baseado em Silverstone.
“Garantir por longo prazo o futuro de Fernando Alonso com a Aston Martin é ua notícia fantástica. Construímos uma forte relação de trabalho ao longo dos últimos 18 meses e partilhamos a mesma determinação em ver este projeto ter sucesso”, comentou Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin.
“Mantivemos o diálogo nos últimos meses e Fernando cumpriu sua palavra: quando decidiu que queria continuar a correr, falou conosco primeiro. Fernando mostrou que acredita em nós e nós acreditamos nele. Fernando tem sede de sucesso, está guiando melhor do que nunca, está em melhor forma e totalmente está totalmente dedicado a fazer da Aston Martin uma força competitiva”, seguiu.
“Este acordo plurianual com Fernando nos leva a 2026, quando iniciaremos nossa parceria com a unidade de potência da Honda. Estamos ansiosos para continuar a criar memórias incríveis e alcançar mais sucesso juntos”, afirmou.
Se existia alguma dúvida sobre o trabalho de Alonso ao lado da Honda, ela se encerra com esse anúncio. Os novos fornecedores de unidade de potência da Aston Martin já tinham descartado qualquer problema ligada a permanência de Alonso com a equipe, mesmo após os atritos que experimentaram na época da McLaren.