Apesar de estar em pista na última quinta-feira (02) no Circuito de Barcelona, Fernando Alonso assumiu o carro da Aston Martin apenas na sexta, quando completou 61 voltas com o novo equipamento. O bicampeão mundial aproveitou o momento para falar sobre seu novo chefe de equipe e como Adrian Newey tem sempre “algo para ensinar”.
Até agora essa primeira fase dos testes de pré-temporada é uma incógnita, enquanto Mercedes e Ferrari despertaram a atenção nas avaliações positivamente, o atraso da Aston Martin para iniciar a sua coleta de dados entrou no campo das coisas negativas.
LEIA MAIS: Shakedown da F1 em números: o trabalho realizado pelas equipes em Barcelona
Antes mesmo da equipe britânica confirmar que chegaria mais tarde no circuito de Barcelona, já circulava que eles estavam enfrentando vários problemas com o projeto do carro.
Na quinta-feira, a Aston Martin conseguiu ir para a pista na última hora de atividade, com Lance Stroll completando apenas cinco giros. Alonso assumiu o volante no dia seguinte, para ter uma sessão completa com a equipe.
O bicampeão mundial compartilhou as suas primeiras impressões com o equipamento, com uma visão positiva: “Foi bom. Definitivamente estou animado por estar de volta ao carro depois do inverno, e para nós é o primeiro dia.”
“Sei que algumas outras equipes fizeram dias de filmagem ou testes no início de janeiro e depois passaram a semana inteira aqui em Barcelona, mas para nós foram realmente os primeiros dias, então acho que tivemos um primeiro dia positivo, mais de 60 voltas e o carro está respondendo bem. Primeiro dia, e vem muito mais por aí.”
A temporada 2026 da Fórmula 1, representa para a Aston Martin uma grande mudança, sendo a concentração de várias alterações na fábrica, contratação de novos funcionários, o trabalho que será realizado em conjunto com a Honda, enquanto Newey além de ter projetado o AMR26 coordenará a equipe na função de chefe de equipe.
“Foi muito especial, ontem com Lance e hoje comigo no carro, foi especial para nós – o primeiro carro feito por Adrian e junto com a Honda e a Aramco e essas novas regras.”
“E especialmente nas últimas duas semanas, que foram muito, muito intensas, com a fábrica se esforçando para deixar o carro pronto, e nós só conseguimos chegar a Barcelona nos últimos dois dias. Um esforço tremendo de todos, acho que foi fenomenal, as últimas 48 horas, e agradeço a todos da equipe aqui, na fábrica, e agora estou ansioso pelo Bahrein”, afirmou.
No último ano Alonso já tinha relatado um pouco como era trabalhar com Adrian Newey e o quanto ele estava levando em consideração o sentimento dos pilotos sobre o novo carro. Novamente o espanhol compartilhou a sua visão sobre o impacto e a presença do projetista na equipe.
“Todos ficam supermotivados quando o vemos na garagem cuidando de todos os detalhes. “Eu vejo todos os mecânicos, os rostos, todos olhando para ele, tentando identificar algo que ele possa comentar sobre o carro ou que queira melhorar. Ele está sempre nos ensinando alguma coisa.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





