A África do Sul recebe neste sábado (25) a Fórmula E para a disputa da 5ª etapa do calendário. Sacha Fenestraz, da Nissan conquistou a pole para o e-Prix da Cidade do Cabo, o piloto venceu o último duelo travado com Maximilian Günther, da Maserati. O franco-argentino anotou 1m07s848 para superar o rival e conquistar a sua primeira pole na categoria elétrica.
Saiba como foi a Classificação
Os pilotos foram divididos em dois grupos para começar a classificação. Os competidores buscavam ficar entre os quatro primeiros colocados, para participar da fase de mata-mata. Neste grupo estavam presentes os dois pilotos da Porsche e os dois competidores da Nissan e os dois da NIO 333.
Your groups ahead of Qualifying!
Which driver will be on Pole for the #CapeTownEPrix? 🇿🇦
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) February 25, 2023
Wehrlein liderava a sessão com 1m10s300, mas a pista estava em evolução, bem como os tempos que poderiam ser obtidos nesta primeira fase da classificação. Cassidy então anotou 1m09s829, contra 1m09s648 obtidos por Fenestraz.
O piloto da McLaren que é um destaque nas classificações, cometeu um erro, tocou no muro de contenção e extravasou os limites de pista para evitar um acidente pior.
Enquanto os competidores seguiram aos boxes, para preparar o carro para uma nova volta rápida, os quatro primeiros eram: Da Costa, Wehrlein, Vergne e Fenestraz. Cassidy que liderou o TL2 era apenas o sexto colocado. Os dois carros da Porsche estavam nas duas primeiras posições, o piloto português anotou 1m09s441, contra 1m09s552.
Müller foi o único piloto do grupo que ficou sem aferir tempo nesta primeira fase da classificação.
O vento era um ponto de atenção nesta classificação, principalmente por estar induzindo os pilotos ao erro. Com chance dos tempos despencarem ainda mais, Cassidy cravou 1m09s007, quando restavam menos de 1m30 para o encerramento da classificação do Grupo A.
Com o cronômetro zerado, Fenestraz conseguiu entrar na casa de 1m08s994, o piloto da Nissan era acompanhado por Cassidy, Wehrlein e Vergne.
A entrada do Grupo B, significou a participação dos dois pilotos da Maserati, Mahindra e Jaguar. Sam Bird que está junto com esse grupo, conta com uma punição por conta da corrida passada, quando atingiu o seu companheiro de equipe e acabou com as chances de um bom resultado para a equipe na Índia.
Kelvin van der Linde, Lucas di Grassi e Oliver Rowland também estavam fora da classificação, a Mahindra identificou um problema nos seus motores e a situação era generalizada para aqueles que utilizam a unidade de potência indiana. O fim de semana não fora nada positivo para o piloto brasileiro.
Pouco depois, foi confirmado que a ABT Cupra e a Mahindra estão fora do e-Prix da Cidade do Cabo, por problemas na suspensão traseira. Di Grassi reclamou da suspensão traseira durante o TL1, desta forma a Mahindra optou por instaurar uma investigação, isso afetou a ABT que por segurança optou por abandonar o e-Prix.
Due to an issue with their rear suspension, @MahindraRacing and @abtmotorsport have had to withdraw from the #CapeTownEPrix.
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) February 25, 2023
Com menos competidores participando desta fase da classificação, Mitch Evans liderava o grupo ao anotar 1m09s025, seguido por Buemi, Günther e Bird. Na sequência os competidores estavam retornando aos boxes para substituir os pneus, antes de tentar uma nova volta rápida.
Assim que o cronômetro zerou, Rast liderava a sessão ao anotar 1m08s844, o piloto da McLaren superou Evans. Buemi e Günther completaram as quatro primeiras posições.
O regime de bandeira vermelha foi instaurado, colocando fim as voltas rápidas. Edoardo Mortara perdeu a traseira da sua Maserati e acertou o muro de contenção. Günther e Dennis conseguiram desviar do piloto da Maserati, mas na sequência Sam Bird tentou evitar o carro do adversário, mas perdeu o controle da traseira do seu Jaguar e danificou o seu equipamento.
😲 HEAVY hits for @EdoMortara and @SamBirdOfficial in Qualifying.
Thankfully, both are out of their cars and have walked away without injury.#CapeTownEPrix
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) February 25, 2023
Quartas de Final
As batalhas foram formadas para as quartas de final. No primeiro duelo Wehrlein enfrentou Cassidy, mas o piloto da Envision levou a melhor ao anotar 1m08s446, mesmo concluindo a volta cometendo um erro. Na sequência foi a vez de Vergne e Fenestraz duelarem por uma vaga na semifinal, o piloto da Nissan conseguiu reverter a briga ao seu favor e cravou 1m08s467, para derrotar o competidor da DS Penske.
O terceiro duelo aconteceu entre Buemi e Evans, mas o piloto da Envision facilitou as coisas para o adversário, já que cometeu um erro ao perder o ponto de frenagem e extravasou os limites de pista. Evans só precisou concluir a volta e ao anotar 1m08s429, avançou para a próxima fase da classificação.
A última disputa desta fase foi realizada entre Günther e Rast. O piloto da Maserati conseguiu avançar para mais uma fase da classificação ao obter 1m08s740.
Semifinal
Os duelos da semifinal começaram com Fenestraz e Cassidy, o piloto da Nissan anotou 1m08s357, para superar o concorrente da Envision.
A segunda disputa ocorreu entre Günther e Evans, sendo a primeira participação da Maserati na semifinal. Com a marca de 1m08s212, o alemão avançou para o duelo da pole.
Duelo da Pole
Um duelo inédito aconteceu neste sábado na Cidade do Cabo entre Fenestraz e Günther. O franco-argentino cravou a pole ao anotar 1m07s848, superando o adversário que obteve 1m08s270.
A first Pole for @SachaFenestraz!
The @NISMO man completes the FASTEST lap in Formula E HISTORY! 🚀#CapeTownEPrix pic.twitter.com/2W9n83xZP8
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) February 25, 2023