Felipe Drugovich entrou para o mundo do endurance em 2024 ao ser contratado pela Vector Sport para disputar a temporada do European Le Mans Series (ELMS). Na sequência o brasileiro foi convidado para disputar a prova mais icônica, as 24 Horas de Le Mas.
O paranaense ainda está se dividindo entre os trabalhos prestados como piloto reserva da Aston Martin. Neste ano foi importante Drugovich continuar a sua trajetória no automobilismo, principalmente depois de se tornar campeão na Fórmula 2 em 2022.
Nesta 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, Drugovich terá a oportunidade de correr no Circuito de La Sarthe com a equipe da Cadillac Racing. O piloto disputará a prova ao lado de outro brasileiro, Pipo Derani que tem uma vasta experiência nas corridas de longa duração, além do britânico Jack Aitken. Esta será a primeira participação de Drugovich na icônica prova de resistência.
Apesar de ser sua estreia na prova de resistência mais famosa do mundo, Drugovich já possui experiência vitoriosa nas 24 Horas de Le Mans no automobilismo virtual, com conquistas em 2022 e 2023. A transição para o automobilismo real, especialmente na classe principal Hypercar, é um marco significativo em sua carreira.
“Agora é automobilismo real. E também é pra valer. Analiso minha primeira chance em Le Mans de maneira muito boa. Acho que, primeiramente, conseguir ter essa oportunidade de fazer a primeira corrida logo na categoria principal é algo que, posso dizer, não é normal. Acho que é bem difícil isso acontecer com outros pilotos, e fico muito feliz e grato à Cadillac, à GM e à Action Express por terem me proporcionado essa oportunidade. E eu acho que a gente pode andar muito bem”, disse.
Na edição de 2023, a Cadillac alinhou três carros em Le Mans para disputar entre os Hypercars, sendo dois da equipe oficial e um da Whelen, que vem do IMSA. O V-Series.R teve um bom resultado com o time de fábrica, completando a prova em terceiro e quarto lugar. Um incidente logo no começo da prova impediu o carro da Whelen de completar o desafio.
O retrospecto da equipe e de seu desempenho nesta prova dá confiança para Drugovich e seus companheiros de buscar um bom resultado em Le Mans.
“O carro foi muito rápido no ano passado, então espero que esse ano a gente consiga fazer com que ele seja o mais rápido. Estou confiante que podemos andar bem, mas logicamente vai depender de muitas coisas. Vou buscar me adaptar o mais rápido possível para ajudar a equipe”, declarou o campeão da FIA Fórmula 2 em 2022.
Além do desafio técnico, Drugovich destacou a diferença de ambiente entre a Fórmula 1 e as corridas de Endurance.
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“Esse início no Endurance tem sido muito bom. Tenho aproveitado demais, e acho que essa é a principal diferença em relação ao padrão que é a Fórmula 1: acho que você consegue curtir um pouco mais. Na Fórmula 1 todo mundo é muito focado, muito sério, e o paddock do Endurance é um pouco mais tranquilo, e acho que isso faz com que você consiga desfrutar um pouco mais. Outro ponto é que desde as corridas virtuais que fiz já gostava do estilo de guiada, sobre como você tem de administrar o carro o tempo todo. Gosto muito disso”, destacou.
O primeiro encontro de Drugovich com o carro ao qual vai guiar em Le Mans aconteceu no final de abril em Laguna Seca, na Califórnia, quando a Whelen realizou uma sessão de testes com Pipo Derani e Jack Aitken.
“A preparação tem sido muito boa. Fiz um dia de testes com eles em Laguna Seca. Foram poucas voltas, em um teste destinado para a corrida que eles fizeram semanas atrás no IMSA. Quem treinou foram os pilotos titulares, o Pipo e o Jack Aitken. Completei algumas voltas, acho que umas 30. Não o bastante para me acostumar completamente ao carro, mas o suficiente para entender mais ou menos como funciona e o que tinha de focar na próxima vez no simulador”, comentou “Drugo”, que detalhou a sequência do trabalho prévio visando a prova.
“Já fiz o simulador para Le Mans tentando conhecer o carro e a pista. Tenho buscado ver a maioria dos vídeos onboard, vídeos que tem na internet com 24 horas dentro do carro, e estou quase zerando essas 24 horas [risos], então estou tentando fazer tudo o que for possível para que eu chegue lá sendo o menos rookie possível. Acho que isso vai fazer uma diferença muito grande no futuro”, salientou.
Com Pipo Derani como referência e companheiro de equipe, Drugovich se prepara para uma estreia promissora em Le Mans. Derani, com sua vasta experiência, ressaltou a importância dessa oportunidade para o jovem talento.
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“É muito bacana a chegada do menino Drugo. É um talento que está aí na porta da Fórmula 1, e para nós, poder tê-lo como nosso piloto em Le Mans, é muito legal. É um menino talentoso, que merece uma chance como essa, é um prazer poder dividir o carro com ele. Le Mans será um grande passo na carreira dele: uma prova muito difícil, que requer muita atenção e um aprendizado muito rápido, porque tudo acontece muito rápido. Se tiver paciência e souber focar nos pontos mais importantes, tenho certeza de que fará um grande trabalho. Vou buscar ajudá-lo da melhor forma possível para que possamos, se Deus quiser, ser os primeiros brasileiros a vencer Le Mans no geral. Será um grande ano, e é uma honra poder dividir o carro com talentos como o Felipe Drugovich e o Jack Aitken”, comentou Derani.