A Aston Martin confirmou nesta terça-feira (21) a presença de Felipe Drugovich no primeiro dia de testes da pré-temporada no Bahrein. O piloto brasileiro assumirá o AMR23 pela manhã desta quinta-feira, no lugar de Lance Stroll.
O canadense está se recuperando de um “pequeno acidente”, Stroll estava treinando de bicicleta em Barcelona quando caiu. O piloto está se recuperando e tentará retornar ao seu carro para a primeira corrida da temporada 2023. A Aston Martin monitora a situação, enquanto avaliações serão realizadas com Stroll diariamente até a primeira prova do ano.
Por conta da situação, Felipe Drugovich foi escalado para participar do primeiro dia de testes, enquanto Fernando Alonso assumirá o AMR23 na sessão vespertina. A Aston Martin vai confirmar o restante da programação para a pré-temporada posteriormente. As sessões de testes estão agendadas para acontecer em três dias, sendo realizados entre os dias 23, 24 e 25 de fevereiro.
LEIA MAIS: Após “pequeno acidente”, Lance Stroll não participará da pré-temporada no Bahrein
Drugovich que é um dos pilotos reserva da Aston Martin, seguiu para a fábrica da equipe para trabalhar no simulador. O brasileiro que é o atual campeão da Fórmula 2, atualmente divide as funções de reserva com o campeão da Fórmula E, Stoffel Vandoorne. O belga não poderá participar dos testes de pré-temporada com a Aston Martin, pois neste fim de semana disputará o e-Prix da Cidade do Cabo com a DS Penske.
Sem a confirmação do retorno de Stroll antes da primeira corrida da temporada, o time aciona Drugovich para conhecer o carro da equipe e ficar preparado, podendo ser escalado para participar da primeira prova da temporada.
UPDATE: @FelipeDrugovich will attend the Bahrain test to share driving duties with Fernando Alonso. Felipe is scheduled to drive AMR23 on Thursday morning with Fernando taking over in the afternoon.
Schedule for Friday and Saturday to be confirmed. pic.twitter.com/RQK1sREbuo
— Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team (@AstonMartinF1) February 21, 2023
Alonso teceu comentários sobre a pré-temporada deste ano, por conta de ser uma atividade extremamente curta, inviabilizando os testes mas conclusivos sobre os carros. O espanhol poderia ser facilmente escalado para participar dos testes guiando o AMR23 durante os três dias, mas o time ainda não está confiante com o retorno do piloto titular.
LEIA MAIS: Drugovich e Vandoorne estarão à disposição da McLaren como pilotos reservas para a temporada 2023 da F1
Antes da temporada 2022 ser encerrada, Drugovich realizou testes com a Aston Martin, além da sessão de 300 km em Silverstone, o piloto participou do TL1 em Abu Dhabi e dos testes para jovens pilotos. O brasileiro tem colaborado com a equipe em avaliações no simulador para auxiliar os titulares ao longo do campeonato de 2023.