AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 2Post

F2 – Zane Maloney supera Isack Hadjar e fatura pole na Itália

Em sessão marcada pela interrupção por bandeira vermelha, pilotos aproveitam final movimentado para estabelecer as posições para as duas corrias da F2 na Itália

Após liderar o treino livre nesta manhã em Monza, Zane Maloney repetiu a boa performance para conquistar a pole-position na Itália. O barbadiano é um dos postulantes ao título da temporada 2024, ao cravar 1m32s160 com o equipamento da Rodin saltou para a ponta comandando a sessão.

Isack Hadjar ficou com o segundo lugar, anotando 1m32s249, contra 1m32s322 de Paul Aron.

A classificação da Fórmula 2 foi bem caótica, com duas bandeiras vermelhas atrapalhando o andamento da atividade. Uma delas foi provocada pelo brasileiro Gabriel Bortoleto. O piloto da Invicta terá um fim de semana marcado por provas de recuperação depois deste resultado.

Enzo Fittipaldi era o segundo colocado antes da bandeira vermelha, mas como vários pilotos ainda estavam sem tempo aferido, o brasileiro foi empurrado para o décimo lugar. No sábado durante a prova Sprint Fittipaldi deve começar a corrida na liderança, por conta do grid invertido.

Algumas situações ainda serão analisadas pelos comissários, pois foi priorizado encerrar a classificação, para não atrapalhar o andamento do TL2 da Fórmula 1.

Saiba como foi a classificação da Fórmula 2 em Monza

A Fórmula 2 retornou neste fim de semana das férias de verão com algumas novidades. Oliver Goethe da Fórmula 3 foi promovido para a Fórmula 2, ocupando o lugar deixado por Franco Colapinto – que completará a temporada 2024 com a Williams na Fórmula 1.

Taylor Barnard não será mais visto na F2, o piloto foi promovido para a Fórmula E, formando dupla com Sam Bird na McLaren. Para o lugar dele na AIX Racing, chega Niels Koolen, que está confirmado para participar das etapas em Monza em Baku.

Andrea Kimi Antonelli voltou a guiar o carro da Prema, depois de participar do TL1 com a Mercedes. O italiano infelizmente completou apenas 10 minutos de sessão com o time alemão, pois bateu com o carro de George Russell.

Quando a classificação foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 50 °C, com 33 °C no ambiente.

Goethe logo cometeu um erro, mas ainda era o seu primeiro contato com os carros da Fórmula 2.

Uma bandeira vermelha pintou com 10 minutos de sessão, quando o traçado ficou bem sujo e uma placa de patrocínio, depois que Victor Martins cometeu um erro e extravasou os limites de pista na curva 7. Por conta da pista suja a sessão precisou ser interrompida e os pilotos retornaram aos boxes.

Na paralisação, os dez primeiros eram: Antonelli, Fittipaldi, O’Sullivan, Stanek, Hauger, Koolen, Goethe, Cordeel, Aron e Marti. O italiano da Prema anotou 1m32s941 usando os pneus supermacios. Fittipaldi contava com a marca de 1m33s197 em sua primeira volta rápida no circuito. Gabriel Bortoleto tinha cometido um erro na sua abertura de volta rápida, ficando apenas na décima primeira posição.

Vários pilotos ainda não tinham nenhuma marca cronometrada, já que levaram mais tempo para ir ao traçado.

A sessão não demorou para ser reestabelecida e os pilotos logo partiram para o traçado, com o tráfego ficando bem intenso.

Outra bandeira vermelha foi acionada, restando cerca de 12 minutos para o final. Bortoleto cometeu um novo erro, mas desta vez ficou atolado na brita da curva sete. O circuito ficou sujo mesmo, sem os fiscais resolverem o problema com a brita e a terra carregada ao traçado.

O cronômetro não foi paralisado como geralmente acontece nas classificações; para não atrapalhar o andamento do TL2 da Fórmula 1, a direção de prova confirmou que a sessão classificatória seria encerrada às 11h35 do horário de Brasília.

Os pilotos foram liberados uma terceira vez quando restavam apenas 7 minutos para o final. Antonelli permanecia na liderança com 1m32s941, obtido antes das interrupções.

Por conta da necessidade de resolver as coisas logo, Huger era investigado por uma liberação insegura ao circuito de Monza.

Com o cronômetro zerado, Zane Maloney saltou para a ponta com a marca de 1m32s160, faturando a sua primeira pole na Fórmula 2. Isack Hadjar, que é o atual líder do campeonato, ocupou a segunda posição, cravando 1m32s249, com Paul Aron em terceiro depois de anotar 1m32s322. Antonelli melhorou o seu tempo, mas foi empurrado para a sexta posição.

Enzo Fittipaldi deve começar a prova Sprint na liderança, por conta do grid invertido.

Resultado classificação da Fórmula 2 em Monza – Foto: reprodução FIA / Fórmula 2
Programação da Fórmula 2 da Itália – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo