Richard Verschoor foi desclassificado pela segunda vez no ano por uma infração técnica. Kush Maini é promovido para a vitória da prova Sprint na Hungria, após encerramento das inspeções.
O piloto da Trident cruzou a linha de chegada na primeira posição, acompanhado por Maini e Victor Martins. No entanto, quando os carros passaram pela inspeção técnica que ocorre sempre ao final das corridas, descobriram que a prancha do assoalho não estava na medida solicitada pelo equipamento, o piloto então foi desclassificado pelo carro não cumprir os requisitos solicitado no regulamento.
O problema já aconteceu outras vezes na Fórmula 2, principalmente em circuitos com as zebras mais altas que os competidores acabam atacando e promovendo o desgaste da prancha. A peça é instalada na parte inferir dos carros para garantir que as equipes não deixem os carros muito baixos, elas medem 5 mm de espessura quando são novas e não podem ter menos que 4 mm quando são inspecionadas. Após a verificação notaram que a prancha no carro de Verschoor tinha 3,7 mm de espessura
Essa é a segunda vez no ano que a Trident perde uma vitória com Verschoor por uma infração técnica. O piloto tinha vencido a prova Sprint em Jeddah, mas ambos os carros estavam fora do regulamento. Na ocasião foram os mapas de progressividade do pedal do acelerador que gerou a desclassificação de Verschoor e Roman Stanek.
A desclassificação de Verschoor promove automaticamente Maine paraa primeia posição, com Martins assumindo o segundo lugar. Isack Hadjar que perseguia o pódio, faturou o terceiro lugar após terminar a corrida da quarta posição. Todos os pilotos que estavam atrás subiram uma posição, enquanto Juan Manuel Correa foi promovido para o oitavo lugar, faturando o último ponto em jogo do fim de semana.
Com a mudança no resultado da prova, Hadjar fatura 140 pontos, contra 122 de Paul Aron, 101 de Maloney e 98 de Gabriel Bortoleto.
Promoted to P1 AND P2 🏆🏆
Following Verschoor’s disqualification, Kush and Victor secure a 1-2 finish in @Formula2‘s Sprint Race 🤩 pic.twitter.com/HZ9dbDq7QN
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) July 20, 2024