ColunistasFórmula 2Post

F2: Piastri conquista pole com a Prema para a corrida principal em Silverstone

A Fórmula 2 definiu nesta sexta-feira (16) a pole para a corrida principal que será disputada neste domingo. Oscar Piastri da Prema que já tinha demonstrado um bom desempenho no Treino Livre, desta forma cravou a pole após anotar 1m39s854, em sua melhor volta no circuito de Silverstone.

A sessão foi encerrada restando pouco mais de dois minutos, após Robert Shwartzman rodar e provocar o regime de bandeira vermelha. O russo não teve a mesma sorte do companheiro de equipe e ficou com a sétima posição.

Guanyu Zhou estabeleceu uma boa volta antes da atividade ser encerrada, desta forma é o segundo colocado, separado por apenas 0s221 do rival. O chinês segue na liderança do campeonato com 78 pontos, contra os 73 de Piastri. Richard Verschoor foi o terceiro colocado, acompanhado por Dan Ticktum que havia liderado a primeira atividade realizada nesta sexta-feira.

Destaque para Felipe Drugovich que ficou com o sexto lugar para a prova do domingo, o brasileiro esteve nas primeiras posições no início da sessão. No sábado, Drugovich larga da quinta posição. Roy Nissany levou o carro da Dams para a oitava posição, seguido por Juri Vips e Christian Lundgaard.

A primeira Sprint com o grid invertido será disputada neste sábado às 4h50 (pelo horário de Brasília.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2

Dan Ticktum liderou o treino livre realizado na manhã desta sexta-feira em Silverstone, acompanhado por Oscar Piastri que também mostrou um bom trabalho no circuito e estão a um passo de conquistar a pole.

Pouco depois do encerramento da classificação da W Series, a Fórmula 2 invadiu a pista para o início da sua classificação em uma sessão de 30 minutos.

Richard Verschoor piloto da MP Motorsport começou na liderança, anotando 1m40s735, mas pouco depois o brasileiro Felipe Drugovich anotou 1m40s692, encontrando uma volta muito boa com a Uni-Virtuosi. Guanyu Zhou era o terceiro colocado separado por 0s051 do companheiro de equipe.

Restando menos de 20 minutos para o encerramento, foi a vez de Oscar Piastri liderar a atividade depois de anotar 1m39s854, seguido por Dan Ticktum que superou o tempo estabelecido por Drugovich. Os tempos seguiam melhorando com a atividade se aproximando do final.

Com vários carros nos boxes e restando quinze minutos para o encerramento da atividade, os dez primeiros eram: Piastri, Ticktum, Drugovich, Shwartzman, Vips, Verschoor, Lundgaard, Zhou, Daruvala e Nissany. Algumas voltas foram deletadas, pois os pilotos extravasaram os limites de pista.

O resultado desta classificação define o grid de largada para a prova que será disputada no domingo. Na primeira Sprint que será disputada na manhã de sábado, a Fórmula 2 larga com o grid invertido, onde os dez primeiros vão inverter as posições.

Os pilotos retornaram para o circuito nos últimos dez minutos, para buscar os melhores tempos. O tráfego ficou intenso, já que todos estavam juntos. Nos cinco minutos finais, o carro de Marino Sato começou a apresentar problemas.

Shwartzman que estava na sexta posição, acabou cometendo um erro e provocou a bandeira vermelha depois de perder o carro e rodar na pista. Restavam apenas 2 minutos e 16 segundos para o encerramento da atividade.

A sessão foi encerrada com Oscar Piastri na primeira posição, acompanhado por Guanyu Zhou que anotou 1m40s075, pouco depois o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Verschoor garantiu a terceira posição, seguido por Ticktum e Pourchaire. Drugovich ficou com a sexta posição, superando o russo da Prema.

Christian Lundgaard larga da primeira posição na primeira prova que será disputada no sábado, por conta do grid invertido.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo