A Fórmula 2 definiu nesta sexta-feira (16) a pole para a corrida principal que será disputada neste domingo. Oscar Piastri da Prema que já tinha demonstrado um bom desempenho no Treino Livre, desta forma cravou a pole após anotar 1m39s854, em sua melhor volta no circuito de Silverstone.
A sessão foi encerrada restando pouco mais de dois minutos, após Robert Shwartzman rodar e provocar o regime de bandeira vermelha. O russo não teve a mesma sorte do companheiro de equipe e ficou com a sétima posição.
Guanyu Zhou estabeleceu uma boa volta antes da atividade ser encerrada, desta forma é o segundo colocado, separado por apenas 0s221 do rival. O chinês segue na liderança do campeonato com 78 pontos, contra os 73 de Piastri. Richard Verschoor foi o terceiro colocado, acompanhado por Dan Ticktum que havia liderado a primeira atividade realizada nesta sexta-feira.
Destaque para Felipe Drugovich que ficou com o sexto lugar para a prova do domingo, o brasileiro esteve nas primeiras posições no início da sessão. No sábado, Drugovich larga da quinta posição. Roy Nissany levou o carro da Dams para a oitava posição, seguido por Juri Vips e Christian Lundgaard.
A primeira Sprint com o grid invertido será disputada neste sábado às 4h50 (pelo horário de Brasília.
Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2
Dan Ticktum liderou o treino livre realizado na manhã desta sexta-feira em Silverstone, acompanhado por Oscar Piastri que também mostrou um bom trabalho no circuito e estão a um passo de conquistar a pole.
Pouco depois do encerramento da classificação da W Series, a Fórmula 2 invadiu a pista para o início da sua classificação em uma sessão de 30 minutos.
Richard Verschoor piloto da MP Motorsport começou na liderança, anotando 1m40s735, mas pouco depois o brasileiro Felipe Drugovich anotou 1m40s692, encontrando uma volta muito boa com a Uni-Virtuosi. Guanyu Zhou era o terceiro colocado separado por 0s051 do companheiro de equipe.
Restando menos de 20 minutos para o encerramento, foi a vez de Oscar Piastri liderar a atividade depois de anotar 1m39s854, seguido por Dan Ticktum que superou o tempo estabelecido por Drugovich. Os tempos seguiam melhorando com a atividade se aproximando do final.
Com vários carros nos boxes e restando quinze minutos para o encerramento da atividade, os dez primeiros eram: Piastri, Ticktum, Drugovich, Shwartzman, Vips, Verschoor, Lundgaard, Zhou, Daruvala e Nissany. Algumas voltas foram deletadas, pois os pilotos extravasaram os limites de pista.
O resultado desta classificação define o grid de largada para a prova que será disputada no domingo. Na primeira Sprint que será disputada na manhã de sábado, a Fórmula 2 larga com o grid invertido, onde os dez primeiros vão inverter as posições.
Os pilotos retornaram para o circuito nos últimos dez minutos, para buscar os melhores tempos. O tráfego ficou intenso, já que todos estavam juntos. Nos cinco minutos finais, o carro de Marino Sato começou a apresentar problemas.
Shwartzman que estava na sexta posição, acabou cometendo um erro e provocou a bandeira vermelha depois de perder o carro e rodar na pista. Restavam apenas 2 minutos e 16 segundos para o encerramento da atividade.
A sessão foi encerrada com Oscar Piastri na primeira posição, acompanhado por Guanyu Zhou que anotou 1m40s075, pouco depois o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Verschoor garantiu a terceira posição, seguido por Ticktum e Pourchaire. Drugovich ficou com a sexta posição, superando o russo da Prema.
SHWARTZMAN GOES OFF!
The session has been red-flagged 🚩#BritishGP 🇬🇧 #F2 pic.twitter.com/wKuFQJrq5Q
— Formula 2 (@Formula2) July 16, 2021
Christian Lundgaard larga da primeira posição na primeira prova que será disputada no sábado, por conta do grid invertido.
The top 🔟 from qualifying 👏#BritishGP 🇬🇧 #F2 pic.twitter.com/TfkAt0H9Tb
— Formula 2 (@Formula2) July 16, 2021
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!