ColunistasDestaquesFórmula 2Post

F2 – Paul Aron conquista pole na Bélgica; Gabriel Bortoleto é P2

Aron faturou a terceira pole da temporada, conseguindo repetir o bom desempenho apresentado na Hungria

Nesta sexta-feira (26) na Bélgica, Paul Aron conquistou a terceira pole da temporada com a Hitech. O estoniano foi fantástico, sendo o único competidor que obteve uma volta na casa de 1m56s959.

Gabriel Bortoleto tentou brigar pela pole, mas começará a corrida do domingo ocupando o segundo lugar, o brasileiro superou Isack Hadjar em sua segunda tentativa de volta rápida, cravando 1m57s127, contra 1m57s241 registrado pelo piloto da Campos. O brasileiro segue no duelo pelo campeonato, em seu primeiro ano na Fórmula 2.

Enzo Fittipaldi se estabeleceu na décima terceira posição, com o tempo de 1m57s821, em uma sessão extremamente apertada e decidida no detalhe.

Zak O’Sullivan começará a corrida deste sábado ocupando a primeira posição, por conta da inversão do grid de largada. Dennis Hauger estará ao lado do piloto da ART Grand Prix.

Victor Martins enfrentou um problema no começo da sessão e foi impedido de obter uma volta rápida no circuito. Aliás, provocou a única bandeira vermelha da sessão.

Saiba como foi a classificação da Fórmula 2 na Bélgica

Isack Hadjar encerrou o treino livre da Fórmula 2 na liderança, seguido por Victor Martins e Antonelli. Foi uma preparação para a classificação, mas uma atividade bem importante para os competidores, que estão correndo pela primeira vez neste circuito com o novo carro da categoria.

Quando a classificação foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 38 °C, com 22 °C no ambiente.

Um dos desafios nesta pista era o tráfego, pois mesmo sendo um circuito extenso, as equipes acabam liberando os pilotos quase que ao mesmo tempo, então tem muita negociação entre os competidores por espaço no traçado.

Os pilotos estavam trabalhando com duas voltas de aquecimento, antes de fazer um giro rápido no traçado, ninguém tinha registrado tempo na tabela para começar o duelo pelas posições de largada. Restando 24 minutos para o encerramento da sessão, a direção de prova encaminhou a atividade para o regime de bandeira vermelha, pois Victor Martins ficou parado no traçado.

Assim que os fiscais de pista fizeram o seu trabalho, rapidamente a sessão foi reestabelecida, para não interferir no TL2 da Fórmula 1. Os pilotos precisariam trabalhar novamente a preparação dos pneus, antes de buscar a volta rápida.

Hadjar assumiu a liderança na tabela de tempos com a marca de 1m57s803, seguido por Paul Aron com o tempo de 1m57s905, contra 1m57s927 de Gabriel Bortoleto.

Imediatamente após fechar a volta rápida, os pilotos reduziam as velocidades. Os pilotos se dividiam nas estratégias, alguns foram imediatamente para os boxes, como foi o caso de Hadjar, Maloney, Verschoor, Miyata e Correa, enquanto outros pilotos buscaram uma segunda volta rápida, tentando melhorar o seu desempenho em um setor isolado.

Maini deixou o nono lugar na tabela, para ser o quinto colocado com o tempo de 1m28s260, seguido por Colapinto que registrou o tempo de 1m58s332. Hauger se manteve na oitava posição com o tempo de 1m58s548.

Nos últimos dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Hadjar, Aron, Bortoleto, Antonelli, Maini, Colapinto, Maloney, Hauger, Crawford e Sullivan.

Os pilotos substituíram os pneus macios para ter a chance de buscar uma nova volta rápida no circuito. Aron foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m56s959, Bortoleto obteve a segunda posição com 1m57s127, sendo mais um piloto a superar Hadjar na tabela que foi empurrado para o terceiro lugar com 1m27s241.

Nos últimos segundos o tráfego ficou ainda mais intenso na pista. Bortoleto passou no limite para abrir uma segunda volta rápida, enquanto Aron recebeu a bandeirada, indicando o fim da classificação para o estoniano.

O brasileiro cometeu um erro e acabou perdendo a chance de melhorar a sua marca. Aron foi confirmado como o pole da etapa, com Bortoleto na segunda posição.

Com a inversão do grid, Zak O’Sullivan começará a corrida Sprint ocupando a primeira posição.

Resultado da classificação da Fórmula 2 na Bélgica – Foto: reprodução

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo