A Fórmula 2 está em Mônaco para a realização da 5ª etapa da temporada. Após o cancelamento do GP da Emilia-Romagna, os pilotos voltam com tudo para fazer uma boa etapa em um dos traçados mais tradicionais.
Os pilotos da F2 enfrentaram pista seca durante o TL1, mas tiveram que construir a aderência da pista. Aos poucos os tempos começaram a cair, conforme a pista evoluía e os pilotos ganhavam mais confiança no traçado. Ayumu Iwasa anotou 1m22s081 para estabelecer o melhor tempo da atividade, o piloto da Dams aproveitou os últimos minutos da sessão para obter uma marca melhor. Victor Martins foi o segundo colocado com a ART Grand Prix, anotando 1m22s127.
Richard Verschoor terminou a atividade na terceira posição com 1m22s254, mas o piloto encontrou o muro de contenção em sua última volta no traçado com o carro da Van Amersfoort Racing. O piloto bateu antes da entrada do túnel, praticamente reprisando o erro cometido por Oliver Bearman da Prema.
A atividade foi marcada por três bandeiras vermelhas e a provocada por Verschoor, pois fim à sessão. Os pilotos completaram cerca de 20 voltas durante o tempo de atividade.
A Fórmula 2 retorna nesta sexta-feira para a definição do grid de largada.
Saiba como foi o Treino Livre da Fórmula 2 em Mônaco
A atividade da Fórmula 2 aconteceu pouco depois do Treino Livre da Fórmula 3 ser encerrado. O trabalho das categorias de base começou nesta quinta, enquanto a Fórmula 1 vai para a pista na sexta-feira.
Assim que o pit-lane indicou o início da sessão os pilotos foram se dirigindo ao traçado para fazer as suas primeiras verificações e reconhecimento. A pista secou, depois que a F3 pegou um traçado molhado que foi evoluindo rapidamente.
Ainda nos primeiros minutos da atividade, Stanek e Novalak eram investigados por conta de uma liberação insegura no pit-lane.
Os primeiros tempos começaram a aparecer na casa de 1m41s, mas rapidamente Doohan anotou 1m39s831, sendo superado por Bearman que obteve 1m39s250. Neste fim de semana a Fórmula 2 estava trabalhando com os pneus mais macios da gama, foram oferecidos aos pilotos os pneus macios (faixa vermelha) e supermacios (faixa roxa).
Restando 36 minutos para o final da sessão, os tempos despencaram, Vesti saltou para a ponta estabelecendo 1m26s529 na tabela de tempos. Mas na sequência Stanek e Boschung se chocaram na saída da La Rascasse e o começo da Anthony Noghes. Os pilotos estavam lado a lado e por conta das escolhas que os pilotos fizeram ao contornar as curvas, se chocaram.
RED FLAG
Replays show both drivers making contact at Turn 19 and heading into the barrier together #MonacoGP #F2 pic.twitter.com/GjQNKI9mKM
— Formula 2 (@Formula2) May 25, 2023
A bandeira vermelha foi ativa, mas o serviço de limpeza do circuito aconteceu rapidamente, desta forma a sessão foi reestabelecida na sequência.
Restando 26 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Daruvala, Novalak, Hauger, Vesti, Bearman, Martins, Pourchaire, Nissany, Correa e Iwasa. Daruvala anotou 1m24s512, liderando a sessão momentaneamente, pois na sequência Hauger cravou 1m23s692.
Doohan estabeleceu o melhor primeiro e terceiro setor, para anotar 1m23s616. Alguns erros eram cometidos pelo traçado, pois os pilotos ainda estavam em processo de limpeza e emborrachamento da pista.
Na entrada do túnel, Bearman bateu na barreira de proteção, provocando a segunda bandeira vermelha dessa quinta-feira. O piloto da Prema cometeu um erro na entrada da curva e na sequência perdeu o controle da traseira do carro.
RED FLAG
Ollie Bearman is in the barriers!
He's safely out of the car#MonacoGP #F2 pic.twitter.com/b9skk3iQxy
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Depois de completar algumas voltas com os pneus macios, os competidores instalaram os pneus supermacios para a nova saída dos boxes. Por conta de uma classificação mais curta e diferenciada, os pilotos tinham a oportunidade de verificar esse composto.
Quando a atividade foi paralisada, os dez primeiros eram: Doohan, Hauger, Iwasa, Nossany, Cordeel, Daruvala, Maini, Novalak, Leclerc e Correa. Fittipaldi ocupava a décima sétima posição.
Depois de ser o décimo primeiro colocado, usando os pneus de faixa roxa, Leclerc saltou para o sexto lugar ao anotar 1m23s894. Dando sequência ao trabalho forte, Doohan anotou 1m22s752, para mais uma vez ficar na ponta.
Como os pilotos estavam começando a obter tempos na casa de 1m22, Huger superou Doohan anotando 1m22s569 e Martins obteve 1m22s289. A movimentação no traçado estava bem intensa e com isso os competidores enfrentavam um pouco de tráfego.
Restando menos de cinco minutos para o final, Fittipaldi surgiu no sexto lugar com 1m22s828. Perdendo um pouco de desempenho no último trecho do circuito, Martins melhorou a sua marca para 1m22s127, separado de Verschoor por 0s127.
Victor Martins goes fastest!
It's a lap time of 1:22.127 for the Frenchman
Live timing
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A sessão foi encerrada em bandeira vermelha, pois Verschoor bateu no mesmo ponto da pista que Bearman. O piloto da Van Amersfoort Racing perder o controle da traseira e foi para o muro de contenção.
RED FLAG
Verschoor is in the wall at Portier!
Echoes of Bearman's incident earlier in the session…
Thankfully the Dutchman is out of the car and OK
#MonacoGP #F2 pic.twitter.com/m4uW4c48RI
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Iwasa tinha encontrado espaço na pista para fazer uma boa volta e estabeleceu 1m22s081 para ficar com a ponta, mostrando a evolução da pista a cada nova volta rápida. Martins foi empurrado para o segundo lugar, seguido por Verschoor que era o terceiro colocado.
O atual líder do campeonato, Théo Pourchaire teve muita dificuldade para encaixar uma volta com uma marca expressiva no traçado.
