A Fórmula 2 está em Mônaco para a realização da 5ª etapa da temporada. Após o cancelamento do GP da Emilia-Romagna, os pilotos voltam com tudo para fazer uma boa etapa em um dos traçados mais tradicionais.
Os pilotos da F2 enfrentaram pista seca durante o TL1, mas tiveram que construir a aderência da pista. Aos poucos os tempos começaram a cair, conforme a pista evoluía e os pilotos ganhavam mais confiança no traçado. Ayumu Iwasa anotou 1m22s081 para estabelecer o melhor tempo da atividade, o piloto da Dams aproveitou os últimos minutos da sessão para obter uma marca melhor. Victor Martins foi o segundo colocado com a ART Grand Prix, anotando 1m22s127.
Richard Verschoor terminou a atividade na terceira posição com 1m22s254, mas o piloto encontrou o muro de contenção em sua última volta no traçado com o carro da Van Amersfoort Racing. O piloto bateu antes da entrada do túnel, praticamente reprisando o erro cometido por Oliver Bearman da Prema.
A atividade foi marcada por três bandeiras vermelhas e a provocada por Verschoor, pois fim à sessão. Os pilotos completaram cerca de 20 voltas durante o tempo de atividade.
A Fórmula 2 retorna nesta sexta-feira para a definição do grid de largada.
Saiba como foi o Treino Livre da Fórmula 2 em Mônaco
A atividade da Fórmula 2 aconteceu pouco depois do Treino Livre da Fórmula 3 ser encerrado. O trabalho das categorias de base começou nesta quinta, enquanto a Fórmula 1 vai para a pista na sexta-feira.
Assim que o pit-lane indicou o início da sessão os pilotos foram se dirigindo ao traçado para fazer as suas primeiras verificações e reconhecimento. A pista secou, depois que a F3 pegou um traçado molhado que foi evoluindo rapidamente.
Ainda nos primeiros minutos da atividade, Stanek e Novalak eram investigados por conta de uma liberação insegura no pit-lane.
Os primeiros tempos começaram a aparecer na casa de 1m41s, mas rapidamente Doohan anotou 1m39s831, sendo superado por Bearman que obteve 1m39s250. Neste fim de semana a Fórmula 2 estava trabalhando com os pneus mais macios da gama, foram oferecidos aos pilotos os pneus macios (faixa vermelha) e supermacios (faixa roxa).
Restando 36 minutos para o final da sessão, os tempos despencaram, Vesti saltou para a ponta estabelecendo 1m26s529 na tabela de tempos. Mas na sequência Stanek e Boschung se chocaram na saída da La Rascasse e o começo da Anthony Noghes. Os pilotos estavam lado a lado e por conta das escolhas que os pilotos fizeram ao contornar as curvas, se chocaram.
🚩 RED FLAG 🚩
Replays show both drivers making contact at Turn 19 and heading into the barrier together #MonacoGP #F2 pic.twitter.com/GjQNKI9mKM
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A bandeira vermelha foi ativa, mas o serviço de limpeza do circuito aconteceu rapidamente, desta forma a sessão foi reestabelecida na sequência.
Restando 26 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Daruvala, Novalak, Hauger, Vesti, Bearman, Martins, Pourchaire, Nissany, Correa e Iwasa. Daruvala anotou 1m24s512, liderando a sessão momentaneamente, pois na sequência Hauger cravou 1m23s692.
Doohan estabeleceu o melhor primeiro e terceiro setor, para anotar 1m23s616. Alguns erros eram cometidos pelo traçado, pois os pilotos ainda estavam em processo de limpeza e emborrachamento da pista.
Na entrada do túnel, Bearman bateu na barreira de proteção, provocando a segunda bandeira vermelha dessa quinta-feira. O piloto da Prema cometeu um erro na entrada da curva e na sequência perdeu o controle da traseira do carro.
🚩 RED FLAG 🚩
Ollie Bearman is in the barriers!
He's safely out of the car#MonacoGP #F2 pic.twitter.com/b9skk3iQxy
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Depois de completar algumas voltas com os pneus macios, os competidores instalaram os pneus supermacios para a nova saída dos boxes. Por conta de uma classificação mais curta e diferenciada, os pilotos tinham a oportunidade de verificar esse composto.
Quando a atividade foi paralisada, os dez primeiros eram: Doohan, Hauger, Iwasa, Nossany, Cordeel, Daruvala, Maini, Novalak, Leclerc e Correa. Fittipaldi ocupava a décima sétima posição.
Depois de ser o décimo primeiro colocado, usando os pneus de faixa roxa, Leclerc saltou para o sexto lugar ao anotar 1m23s894. Dando sequência ao trabalho forte, Doohan anotou 1m22s752, para mais uma vez ficar na ponta.
Como os pilotos estavam começando a obter tempos na casa de 1m22, Huger superou Doohan anotando 1m22s569 e Martins obteve 1m22s289. A movimentação no traçado estava bem intensa e com isso os competidores enfrentavam um pouco de tráfego.
Restando menos de cinco minutos para o final, Fittipaldi surgiu no sexto lugar com 1m22s828. Perdendo um pouco de desempenho no último trecho do circuito, Martins melhorou a sua marca para 1m22s127, separado de Verschoor por 0s127.
Victor Martins goes fastest!
It's a lap time of 1:22.127 for the Frenchman 🔥
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A sessão foi encerrada em bandeira vermelha, pois Verschoor bateu no mesmo ponto da pista que Bearman. O piloto da Van Amersfoort Racing perder o controle da traseira e foi para o muro de contenção.
🚩 RED FLAG 🚩
Verschoor is in the wall at Portier!
Echoes of Bearman's incident earlier in the session…
Thankfully the Dutchman is out of the car and OK 👍#MonacoGP #F2 pic.twitter.com/m4uW4c48RI
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Iwasa tinha encontrado espaço na pista para fazer uma boa volta e estabeleceu 1m22s081 para ficar com a ponta, mostrando a evolução da pista a cada nova volta rápida. Martins foi empurrado para o segundo lugar, seguido por Verschoor que era o terceiro colocado.
O atual líder do campeonato, Théo Pourchaire teve muita dificuldade para encaixar uma volta com uma marca expressiva no traçado.