Felipe Drugovich começa o fim de semana na Fórmula 2 na Holanda, se aproximando cada vez mais da conquista do título na categoria de base. O brasileiro cravou a pole ao registrar 1m20s713, superando os outros adversários.
A disputa da pole ficou entre Drugovich e Jack Doohan. O australiano que foi o mais rápido no TL1, fez investidas para superar o tempo do brasileiro. Logan Sargeant se estabeleceu na terceira posição.
A sessão foi marcada por dois períodos de bandeira vermelha, uma delas provocadas pelo vice-líder do Campeonato, Théo Pourchaire bateu o carro após aferir uma volta rápida no circuito e comprometeu o restante do seu fim de semana. O francês terá que remar durante as duas provas se quiser conquistar mais alguns pontos, ele larga da 16ª posição. Théo cometido muitos erros nessa temporada.
Vários pilotos estiveram brigando com os carros durante a atividade, principalmente por conta da inclinação das curvas do circuito.
A Fórmula 2 retorna ao meio-dia para a realização da prova Sprint. No sábado Drugovich começará a corrida da 10ª posição, enquanto no domingo estará na pole, dividindo a primeira fila com Doohan.
Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 na Holanda
Assim que a atividade teve início, os pilotos foram deixando a pista, usando os pneus macios. O traçado estava bem quente, com 37°C aferido na pista e 25°C no ambiente.
Os primeiros tempos eram aferidos na casa de 1m40s, mas começaram a despencar no giro seguinte. Cordeel surgiu na ponta ao registrar 1m22s055, mas na sequência Felipe Drugovich anotou 1m21s915. Doohan que liderou o TL1 realizado neste início de sexta-feira em uma pista mais fria, obteve 1m21s760, superando o piloto da MP Motorsport.
Após uma primeira volta rápida, os dez primeiros eram: Doohan, Drugovich, Hauger, Pourchaire, Daruvala, Cordeel, Sargeant, Armstrong, Iwasa e Lawson. Fittipaldi aparecia apenas na décima sexta posição.
Com cerca de dez minutos de classificação, Théo Pourchaire perdeu o controle do carro na curva 3, em uma parte inclinada da pista, onde bateu na barreira de contenção, provocando uma bandeira vermelha.
🚩 RED FLAG 🚩
THEO IS IN THE BARRIER! 😲
Heartbreak AGAIN for the Frenchman who hits the wall at Turn 3 😔
He's out of the car #DutchGP #F2 pic.twitter.com/27JKZhqbwU
— Formula 2 (@Formula2) September 2, 2022
A sessão demorou para ser reestabelecida, por conta da demora na remoção do carro de Théo Pourchaire, enquanto isso, o TL2 da F1 se aproximava.
A pista mostrava que era um desafio para os pilotos da base, principalmente nas curvas mais inclinadas. Após a sessão ser liberada, Doohan retornou mais uma vez para a ponta, anotando 1m21s487, acompanhado de perto por Iwasa que obteve 1m21s840. Logan Sargeant ocupou o terceiro lugar, empurrando então Felipe Drugovich para a 4ª posição.
Após uma breve passagem nos boxes, os pilotos retornaram mais uma vez ao traçado. Cordeel apareceu novamente entre os primeiros colocados, registrando 1m21s619. Os tempos foram melhorando, Drugovich anotou 1m20s713, sendo o primeiro a invadir a casa de 1m20s.
Os pilotos aproveitavam a evolução da pista, para reduzir os seus tempos. Depois de uma rodada de voltas rápidas, os dez primeiros eram: Drugovich, Doohan, Sargeant, Verschoor, Iwasa, Lawson, Hauger, Armstrong, Vips e Cordeel. Enzo Fittipaldi melhorou a sua marca, para ocupar então a 13ª posição.
Sargeant extravasou os limites de pista na curva 12, passando pela brita. Quando restavam cerca de 4 minutos para o encerramento, Daruvala perdeu o controle do carro na curva 7 e rodou, provocando então uma bandeira vermelha.
Alguns pilotos seguiram para o traçado, Vesti perdeu o controle do carro e extravasou os limites de pista, ainda tentando melhorar as suas voltas, mas Drugovich conquistou a pole.
FELIPE DRUGOVICH TAKES POLE IN ZANDVOORT! 💪
The championship leader has the PERFECT start to his weekend 👊
And, it's a special one at home for @OfficialMPteam #DutchGP #F2 @FelipeDrugovich pic.twitter.com/01WvkMYDS8
— Formula 2 (@Formula2) September 2, 2022