Paul Aron faturou a pole nesta sexta-feira (21) em Barcelona. O piloto que já estava apresentando um bom desempenho desde o início do fim de semana, registrou o melhor tempo com o equipamento da Hitech. Na segunda tentativa de volta rápida o piloto anotou 1m24s766.
O duelo pela primeira posição foi bem acirrado, Jak Crawford faturou a segunda posição, separado por apenas 0s002 do adversário. Franco Colapinto precisou se contentar com a terceira posição, depois de cometer um erro em sua última volta rápida no circuito. Gabriel Bortoleto parte no domingo da quarta posição.
A primeira corrida do fim de semana da Fórmula 2 será disputada às 9h15 (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi a classificação da Fórmula 2
O dia começou com o treino livre da Fórmula 2, Paul Aron liderou a sessão. O piloto da Van Amersfoort Racing é o atual líder do campeonato e tem realizado uma boa temporada na categoria. Enzo Fittipaldi ocupou a segunda posição na tabela de tempos.
Quando a sessão de 30 minutos foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 46 °C e 25 °C no ambiente. Alguns pilotos permaneceram por mais tempo nos boxes, tentando poupar os pneus para o restante do fim de semana. A Pirelli forneceu para este evento os compostos duros e macios, mas na sessão classificatória os pneus macios são os escolhidos para obter as voltas mais rápidas.
Cerca de 10 pilotos permaneceram nos boxes, apostando na tentativa de realizar apenas uma volta rápida no traçado. A expectativa é de muito calor para o restante do fim de semana, desta forma as equipes estão pensando muito na questão que envolve o desgaste dos compostos – tanto na corrida Sprint, como na prova principal.
Restando 23 minutos de sessão, a bandeira amarela pintou no segundo setor e evoluiu para uma bandeira vermelha, pois Taylor Barnard escapou no traçado, quando perdeu a traseira e atingiu a barreira de proteção.
Neste momento da sessão, Paul Aron era o líder, depois de registrar 1m25s385, seguido de perto por Dennis Hauger com a marca de 1m25s604. Franco Colapinto era o terceiro colocado (1m25s613), seguido por Ritomo Miyata (1m25s638).
Os brasileiros Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi foram para a pista com o primeiro grupo que se aventurou no traçado. O piloto da Invicta era apenas o oitavo colocado (1m26s194), enquanto o competidor da Van Amersfoort Racing era o nono colocado.
A sessão não demorou de ser reestabelecida e logo o pelotão voltou ao traçado, para ter tempo de aquecer os pneus e buscar as voltas rápidas.
Restando cerca de quinze minutos para o final, os dez primeiros eram: Hadjar, Antonelli, Aron, Maloney, Hauger, Colapinto, Miyata, O’Sullivan, Martins e Verschoor. Hadjar cravou 1m25s205, enquanto Antonelli ficou separado por 0s141 do piloto da Campos.
Os pilotos permaneciam em pista buscando melhor ainda mais o seu ritmo, chegando a completar cerca de cinco giros com o mesmo jogo de compostos.
A pista ficou vazia por alguns minutos e alguns pilotos optaram por instalar um segundo jogo de pneus para buscar uma melhor posição para a largada. A classificação se transformou em duelo, por conta da necessidade de se livrer dos adversários para buscar a volta rápida.
Restando três minutos para o final, os tempos melhoravam. Paul Aron voltou para a liderança com 1m24s766, Miyata tentou disputar a pole, mas obteve apenas o tempo de 1m24s948, por conta do problema no segundo setor.
Crawford surgiu no segundo lugar com o tempo de 1m24s768, em uma diferença de apenas 0s002. Colapinto foi empurrado para a terceira posição com 0s006. Botoleto ficou com a quarta posição por anotar 1m24s821.
O argentino que representa a MP Motorsport, cometeu um erro na sua volta rápida e comprometeu a chance de faturar a pole.
Para poupar os pneus, a classificação acabou restando cerca de dois minutos para o final. Paul Aron então se estabeleceu como o pole da etapa. Kush Maini deve começar a corrida Sprint da liderança, por conta da inversão do grid.
Enzo Fittipaldi, que realizou um bom treino livre, obteve apenas o décimo sexto lugar na classificação, então terá duas corridas de recuperação pela frente.