Nesta sexta-feira (19) na Hungria, Paul Aron faturou a pole na Fórmula 2 ao anotar 1m30s028. O piloto estoniano repete a performance de Barcelona para conquistar a sua segunda pole da temporada com a Hitech, além de faturar dois pontos que vão ajudar o competidor na luta pelo título da temporada 2024.
A sessão foi marcada por muita cautela dos pilotos e de suas equipes, no ímpeto de preservar os pneus para as próximas atividades do fim de semana.
Enzo Fittipaldi que já tinha apresentado um bom ritmo no treino livre, conquistou a segunda posição com o carro da Van Amersfoort Racing. Isack Hadjar vai começar a corrida do domingo ocupando o terceiro lugar, com Gabriel Bortoleto ao seu lado.
A Fórmula 2 retorna neste sábado (20) às 9h15 para o duelo da prova Sprint. Na corrida do sábado é Richard Verschoor que começa na liderança, com Kush Maini ao sei lado.
Saiba como foi a classificação da Fórmula 2 na Hungria
Nesta manhã a Fórmula 2 invadiu a pista para a realização do treino livre, a sessão foi marcada pela liderança de Zane Maloney com a Rodin Motorsport. Enzo Fittipaldi ocupou o terceiro lugar na tabela de tempos, enquanto Gabriel Bortoleto ficou com a nona posição.
Isack Hadjar, atual líder do campeonato, começou o fim de semana ocupando o décimo lugar, enquanto o vice-líder, Paul Aron era o quarto lugar.
O dia era marcado pelo forte calor, depois de uma quarta-feira em que a chuva de verão acabou inundando até mesmo a área de pit-lane.
Quando a sessão iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 53 °C, com 31 °C no ambiente. Quando os pilotos se dirigiram para o traçado, os pneus macios estavam instalados.
As primeiras voltas eram obtidas na casa 1m30s, com Zane Maloney ocupando a ponta, após registrar 1m30s515, com potencial para as marcas melhorarem. Gabriel Bortoleto então saltou para a ponta com o tempo de 1m30s269.
Assim que as primeiras voltas rápidas foram aferidas, os dez primeiros eram: Bortoleto, Maloney, Martins, Colapinto, Hadjar, Verschoor, Aron, Fittipaldi e Durksen.
No entanto, quando os primeiros dez minutos de sessão foram concluídos, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Pepe Marti enfrentou novos problemas com o carro, ficando parado no circuito em uma área de escape na curva 11. O competidor tinha perdido completamente a traseira do carro e o equipamento apagou, prejudicando completamente o andamento da classificação. Martí era apenas o 18 colocado na tabela de tempos.
The session is brought to a halt as turn 11 continues to cause havoc 😩#F2 #HungarianGP pic.twitter.com/6oBxR2Gf9w
— Formula 2 (@Formula2) July 19, 2024
Após a sessão ser reestabelecida, as equipes se organizavam nos boxes, preparando os carros para uma nova saída, pensando em formas de não prejudicar tanto os pneus que ainda serão usados na Sprint e na Feature Racing.
O tempo de Bortoleto se tornou a marca a ser batida. Paul Aron foi afetado com uma faixa adesiva do pit-lane que ficou grudada no pneu traseiro direito do seu carro. O competidor conseguiu limpar os compostos e se manteve em pista.
Restando cinco minutos para o final da sessão, Aron se tornou o líder da sessão, com o tempo de 1m30s028, contra 1m30s096 de Enzo Fittipaldi. Bortoleto também foi superado por Hadjar que obteve o seu melhor tempo com 1m30s221.
A expectativa era da melhora dos tempos, neste restante de sessão, mas os competidores optaram por se dirigir aos boxes e preservar os compostos. Crawford cometeu um erro, extravasando os limites de pista na curva 11, no mesmo ponto que outros competidores erraram.
Aron faturou a pole, sendo a segunda obtida na temporada 2024. Fittipaldi dividirá a primeira fila com o estoniano no domingo. Richard Verschoor começará a prova do sábado na primeira posição, com Maini ao seu lado.