Fórmula 1

F1 renova contrato com o GP de Mônaco e prova será disputada até 2031

A Fórmula 1 segue com a tradição e garante a realização do GP de Mônaco por mais seis anos

O GP de Mônaco está confirmado para ser disputado ao menos até 2031. A renovação do contrato adicionou mais seis anos ao acordo existente com o Automóvel Club de Mônaco (ACM), que atualmente era válido até 2025.

Embora algumas pessoas não gostem muito das corridas no Principado, Mônaco tem um vínculo grande com a categoria. No primeiro ano da Fórmula 1, a categoria já realizou uma prova em Mônaco, mas foi apenas em 1955 que a corrida se fixou de vez no calendário.

Essa é uma corrida que demanda muito do piloto, um circuito apertado, bem sinuoso e com poucas chances de ultrapassagem. A classificação é uma parte extremamente importante do fim de semana, para tentar obter um bom resultado no domingo.

Vencer em Mônaco ainda é um prestígio enorme, por conta da dificuldade que é completar volta após volta neste traçado. A corrida faz parte da tríplice coroa do automobilismo, junto com as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans.

Neste ano Charles Leclerc “quebrou a maldição” de correr em casa e venceu em Mônaco, se tornando o primeiro monegasco a vencer a prova.

A prova é amada por uns e odiada por outros, já que cada vez mais os carros de Fórmula 1 estão maiores e não contribuem para uma prova movimentada em Mônaco, mas os pilotos ainda gostam muito deste circuito de rua.

Neste novo acordo com o ACM, foram assumidos compromissos significativos com os esforços de sustentabilidade da Fórmula 1, bem como a ambição de criar um calendário que seja sustentável para todas as partes interessadas.

O próximo GP de Mônaco está programado para acontecer entre os dias 23 e 25 de maio, durante a celebração de 75 anos da Fórmula 1. O evento a partir de 2026 será realizado em junho.

“Estou muito feliz que a Fórmula 1 continuará a correr em Mônaco até 2031”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1. “As ruas de Monte Carlo são únicas e uma parte famosa da Fórmula 1, e o Grande Prêmio de Mônaco continua sendo uma corrida que todos os pilotos sonham em vencer.”

“Gostaria de agradecer especialmente a S.A.S. o Príncipe Albert II de Mônaco, a Michel Boeri, Presidente do Automóvel Clube de Mônaco e a todos os envolvidos na extensão desta importante parceria.”

“Este acordo sinaliza uma nova era de parceria e inovação entre a Fórmula 1 e Mônaco. É a liderança focada no futuro de HSH Príncipe Albert II de Mônaco que nos permitirá criar um calendário otimizado, que reduz a pressão sobre a logística e diminui o impacto ambiental do nosso campeonato global, à medida que continuamos o caminho em direção à nossa meta Net Zero até 2030.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo