O GP de Mônaco está confirmado para ser disputado ao menos até 2031. A renovação do contrato adicionou mais seis anos ao acordo existente com o Automóvel Club de Mônaco (ACM), que atualmente era válido até 2025.
Embora algumas pessoas não gostem muito das corridas no Principado, Mônaco tem um vínculo grande com a categoria. No primeiro ano da Fórmula 1, a categoria já realizou uma prova em Mônaco, mas foi apenas em 1955 que a corrida se fixou de vez no calendário.
Essa é uma corrida que demanda muito do piloto, um circuito apertado, bem sinuoso e com poucas chances de ultrapassagem. A classificação é uma parte extremamente importante do fim de semana, para tentar obter um bom resultado no domingo.
Vencer em Mônaco ainda é um prestígio enorme, por conta da dificuldade que é completar volta após volta neste traçado. A corrida faz parte da tríplice coroa do automobilismo, junto com as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans.
Neste ano Charles Leclerc “quebrou a maldição” de correr em casa e venceu em Mônaco, se tornando o primeiro monegasco a vencer a prova.
A prova é amada por uns e odiada por outros, já que cada vez mais os carros de Fórmula 1 estão maiores e não contribuem para uma prova movimentada em Mônaco, mas os pilotos ainda gostam muito deste circuito de rua.
BREAKING: Formula 1 to continue to race in Monaco after new multi-year deal#F1 pic.twitter.com/sfXyX4bAJZ
— Formula 1 (@F1) November 14, 2024
Neste novo acordo com o ACM, foram assumidos compromissos significativos com os esforços de sustentabilidade da Fórmula 1, bem como a ambição de criar um calendário que seja sustentável para todas as partes interessadas.
O próximo GP de Mônaco está programado para acontecer entre os dias 23 e 25 de maio, durante a celebração de 75 anos da Fórmula 1. O evento a partir de 2026 será realizado em junho.
“Estou muito feliz que a Fórmula 1 continuará a correr em Mônaco até 2031”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1. “As ruas de Monte Carlo são únicas e uma parte famosa da Fórmula 1, e o Grande Prêmio de Mônaco continua sendo uma corrida que todos os pilotos sonham em vencer.”
“Gostaria de agradecer especialmente a S.A.S. o Príncipe Albert II de Mônaco, a Michel Boeri, Presidente do Automóvel Clube de Mônaco e a todos os envolvidos na extensão desta importante parceria.”
“Este acordo sinaliza uma nova era de parceria e inovação entre a Fórmula 1 e Mônaco. É a liderança focada no futuro de HSH Príncipe Albert II de Mônaco que nos permitirá criar um calendário otimizado, que reduz a pressão sobre a logística e diminui o impacto ambiental do nosso campeonato global, à medida que continuamos o caminho em direção à nossa meta Net Zero até 2030.”
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.