A Fórmula 1 confirmou nesta segunda-feira (07) a permanência do Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Ímola no calendário da Fórmula 1, a renovação do contrato garante a pista até 2025.
A categoria retornou à Ímola, durante a pandemia de Covid-19, usando a pista para substituir provas que não poderiam ser realizadas. Atualmente a corrida disputada no traçado ganhou o nome de GP da Emilia-Romagna, mas já foi disputada como GP da Itália em 1980 e como GP de San Marino entre 1981 e 2006, já que a Itália estava recebendo duas provas por temporada.
Neste ano o GP da Emilia-Romagna será realizado entre 22 e 24 de abril, correspondendo à 4ª etapa da temporada 2022.
“Estou muito satisfeito por continuarmos nossa parceria com Imola para o Grande Prêmio da Emilia-Romagna até 2025. O circuito é icônico e faz parte da história do nosso esporte e eles fizeram um trabalho incrível ao sediar duas corridas durante a pandemia. É um momento de orgulho para os nossos fãs italianos receberem duas corridas e para todos os nossos fãs ao redor do mundo verem este fantástico circuito no calendário”, disse Stefano Domenicali com a renovação do contrato.
Desta forma a Itália, assim como o Estados Unidos, vão receber duas corridas neste ano. No EUA, além da prova em Austin, Texas, o GP de Miami passa a compor o calendário.
Ímola entrou para a história da F1 de diferentes formas, mas também é um circuito lembrado com muita tristeza por conta do falecimento de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger durante o GP de 1994.
“O acordo de hoje ratifica a presença do Grande Prêmio da Emilia-Romagna até 2025. Ímola tem uma forte ligação do seu território ao mundo dos motores, então merecem este reconhecimento. Este não é apenas um grande sucesso para o esporte na Itália, mas também um grande enriquecimento para as principais categorias internacionais de automobilismo que confirmam em seu calendário há vários anos uma das corridas mais difíceis, mas também a maior e a mais amada por pilotos e equipes”, disse Angelo Sticci Damiani, presidente do Automóvel Clube da Itália.