Neste fim de semana será disputada a primeira etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. A Pirelli por sua vez definiu a gama dura de pneus para a primeira batalha.
Na pré-temporada os times tiveram a oportunidade de escolher a quantidade de conjuntos que desejavam para realizar as suas avaliações. Grande parte das equipes manteve o foco na utilização dos pneus que foram designados para a primeira prova do ano, divulgados anteriormente pela Pirelli.
Os compostos médios da pré-temporada (C3) foram muito usados ao longo dos três dias de teste, mas neste fim de semana ele surge com a faixa vermelha, indicando que é o composto mais macio desta etapa. Faz todo o sentido, já que este pneu foi o mais utilizado na corrida de 2023, quando boa parte dos competidores apostou em uma estratégia de duas paradas, fazendo dois stints de pneus macios, combinado com um composto duro novo.
A primeira prova do calendário será disputada logo depois das avaliações dos equipamentos serem realizados no Circuito do Sakhir, desta forma os times além de contarem com vários dados dos novos carros, também já mapearam a pista.
A evolução da pista é um pouco limitada, é claro que com a passagem dos carros a areia é empurrada para foram melhorando a aderência. Com relação as temperaturas são o maior ponto de atenção ao longo das atividades. Duas sessões de treinos livres são realizadas enfrentando o calor do dia, dificultando a coleta de dados e preparação dos equipamentos. O TL2 é a sessão mais valiosa para os times.
O superaquecimento dos pneus é uma preocupação para o fim de semana, por consequência a degradação térmica, sendo um ponto decisivo para as escolhas estratégicas que serão trabalhadas ao longo da prova.
As rajadas de vento que mudam de direção repentinamente, também são um ponto de preocupação para os competidores, pois ela além de tornarem o carro mais difícil de guiar e instável, também carrega areia para o circuito.
Os pneus para a prova de 2024 são: C1 (faixa branca – duro), C2 (faixa amarela – médio) e C3 (faixa vermelha – macio).
Max Verstappen abriu o ano com vitória e trabalhou uma estratégia de duas paradas. A combinação de pneus macios e duros para a adequada para a prova do ano passado, enquanto os pneus médios foram usados apenas por Lando Norris, mas a sua corrida estava completamente prejudicada pelo desempenho da McLaren.
O circuito do Bahrein é espaçoso e fornece algumas chances de ultrapassagem ao longo da volta, especialmente nas curvas 1, 4 e 11. Uma das curvas mais desafiadoras é a 10, neste trecho é bem comum os pilotos cometerem erros.
A curva 11 foi a que deu mais problema na pré-temporada, por conta de uma grelha de escoamento de água, posicionada antes da zebra. Ela se soltou com a passagem dos carros nos dois últimos dias de testes no Bahrein, provocando paralisações nas sessões. A situação deve ter se resolvido para este fim de semana.