ColunistasFórmula 1Post

F1 pensa em uma forma mais sustentável de lidar com a distribuição dos pneus no futuro

A Comissão da Fórmula 1 se reuniu em Londres, Inglaterra nesta terça-feira (26) com a intensão de discutir o futuro da categoria. A FIA informou as novas decisões sobre os motores e discutiram a realização de mais provas Sprint em 2023. Outro detalhe que foi avaliado é sobre a distribuição dos pneus que são usados pela categoria.

Atualmente a Pirelli conta com cinco tipos de compostos em sua gama. Os testes dos pneus de 2023 já começaram, com alguns times permanecendo em Ímola para realizar as primeiras avaliações. Atualmente foram reservados dezoito dias de testes para que as equipes possam experimentar os novos compostos que estão em desenvolvimento, tudo isso é um processo para melhorar as suas performances e entregar pneus que vão operar melhor nestes novos carros.

LEIA MAIS: FIA estabelece novos direcionamentos para os motores de 2026

Os dias de testes serão divididos entre nove equipes do grid, sem contar com a participação da Haas. A Williams tinha ficado de fora das avaliações em 2021, por conta do gasto que eles teriam para realizar as adaptação do carro ‘mula’, mas desta vez estarão em pista para coleta de dados.

Ficou definido que os próximos testes após Ímola, ocorrerão após os GPs da Áustria, Hungria e Itália. Em Monza os testes serão realizados em um dia, onde apenas a Red Bull comparecerá.

A Ferrari está ajudando a realizar os testes de pneus da Pirelli em Ímola – Foto: reprodução Ferrari

Não foi muito fácil encontrar datas para a realização dos testes, pois o calendário de 2022 está extremamente movimentado. Os testes são realizados nas terças e quartas-feiras pós GP.

Neste ano os times não vão usar os carros ‘mula’ (adaptados) para realizar a coleta de dados para a Pirelli. As normas para participar do programa contém restrições e são rígidas, mas os times que estão participando podem ver esse período de testes como uma vantagem, pois eles vão rodar um pouco mais.

Acompanhado destes avaliações, a F1 que está se encaminhando para lidar com uma versão mais sustentável da categoria, está pensando em modificar a distribuição dos compostos. Uma grande quantidade de pneus é fabricada para atender as demandas da categoria.

LEIA MAIS: Equipes aprovam a realização de seis provas Sprint em 2023, mas FIA coloca obstáculo

Em um fim de semana regular são ofertados aos times 13 conjunto de compostos para cada um dos competidores. Nos eventos que contam com a Sprint, os times recebem apenas 12 conjuntos de compostos, divididos entre os pneus duros, médios e macios de cada evento.

Em 2023, em duas provas a eles vão testar o fornecimento de apenas 11 conjuntos de pneus, isso será feito para que seja possível avaliar o impacto da redução na alocação de pneus durante os eventos. A ideia é pensar sobre um uso mais sustentável dos pneus, desta forma provoca uma mudança em toda a cadeira. A fabricação seria alterada, assim como o deslocamento destes compostos. Como a categoria está tomando um pouco mais de cuidado, compensa também pensar no uso e distribuição dos pneus.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading