Após o GP do Brasil começaram as discussões sobre quais pistas no próximo ano vão receber a Sprint Qualifying, neste sábado ocorreu uma reunião com os chefes de equipe e os chefes da Fórmula 1. Segundo o site Autosport a categoria tem a predileção por seis pistas que eles desejam usar esse formato.
Grande Prêmio do Bahrain – Sakhir
Grande Prêmio da Emilia-Romagna – Ímola
Grande Prêmio do Canadá – Montreal
Grande Prêmio da Áustria – Red Bull Ring
Grande Prêmio da Holanda – Zandvoort
Grande Prêmio do Brasil – Interlagos
Os testes em 2021 aconteceram em Silverstone, Monza e Interlagos – a do Brasil foi a que mostrou um melhor resultado, mas também é necessário levar em consideração que Hamilton sofreu punições e precisou escalar o grid no sábado.
A reunião contou apenas com a apresentação da ideia, portanto não ocorreram votos ou a definição dos eventos.
As questões orçamentárias precisam ainda ser discutidas para a realização da Sprint no próximo ano, pois elas acabam adicionando custos para as equipes, uma prova realizada no sábado pode ocasionar batidas.
Alguns times preferem que uma taxa seja adicionada ao teto orçamentário fixo das equipes, desta forma eles poderiam definir melhor a forma como usar esse dinheiro ao longo do ano, pensado até mesmo no desenvolvimento dos seus carros. Como ainda existem divergência de ideias com relação a distribuição do dinheiro e como ela deve ser feita, eles ainda precisam se reunir para definir todos esses pontos.
Além disso, é possível que a pontuação também sofra alterações, pois no formato atual apenas os três primeiros colocados são beneficiados com pontos. Da forma como o campeonato se desenhou, para alguns times não compensa se envolver em disputas que podem gerar perdas.