A Fórmula 1 está quase retornando das férias e será mais um capítulo do duelo pelo campeonato. A McLaren ganhou muito terreno na competição, assim como a Mercedes nas últimas provas antes da pausa. No entanto, a Ferrari espera obter um desempenho melhor nesta segunda metade do campeonato, mas primeiro precisa passar por Zandvoort.
O objetivo maior dos italianos está em retirar pontos de Red Bull e McLaren nas próximas corridas. A equipe austríaca lidera o campeonato com 408 pontos, contra 366 obtidos pela McLaren. A Ferrari foi para as férias com 345 pontos, contra 266 da Mercedes – ainda é uma boa margem para a equipe alemã.
A atualização introduzida na Espanha criou alguns problemas para a Ferrari, trazendo novamente aquela questão com os saltos (bouncing), atrasando um pouco a equipe em seu desenvolvimento.
Frédéric Vasseur acredita que Zandvoort será um desafio para a Ferrari, mas a equipe precisará passar pela etapa tentando amenizar os problemas e faturar o máximo de pontos possíveis. A expectativa é que Monza, Baku e Singapura (onde venceram no ano passado com Carlos Sainz) possam ser campos para capitalizar mais pontos.
“Consertar o bouncing é um passo no desempenho. Com certeza estamos nos esforçando muito para trazer algo, e faremos isso o mais rápido possível. Acho que também temos uma sequência de pistas para nós, como Monza, Baku e Singapura. Essas são boas pistas para as características do carro, mas o mais importante é marcar pontos”, comentou o chefe de equipe da Ferrari.
“Esse era o objetivo ao chegar em Spa, não perder pontos para a McLaren e Red Bull, e nós o fizemos. Será o mesmo objetivo em Zandvoort, porque estou convencido de que as próximas três ou quatro corridas depois dessas, serão muito melhores para nós.”
Embora o bouncing seja uma preocupação da Ferrari e uma área de atenção em sua performance, a forma como a Mercedes tem se recuperado, também força a equipe italiana a se mexer e melhorar a sua entrega nas pistas.
“Acho que [a Bélgica] foi um ótimo exemplo para todos, porque a Mercedes estava realmente lutando na sexta-feira, quando dizemos lutando, é que eles provavelmente estavam no final do pelotão, mas por dois décimos, isso significa que assim que você resolve algo ou dá um pequeno passo, você pode se recuperar de P7 ou P8 para um P1 e P2.
A Mercedes roubou a cena pelo seu potencial de recuperação nas últimas provas. Enquanto a Red Bull perdeu espaço para a McLaren, a Mercedes, que no início do ano não tinha chances de disputar pódios, agora é uma candidata para roubar pontos preciosos dos rivais, inclusive tomar um espaço que deveria ser da Ferrari.
“É por isso que estamos nos esforçando e o fato de que temos que prestar atenção a cada detalhe. Não é como dois anos atrás, quando se estava terminando em P4 ou P7 com segundos atrás de Max Verstappen”, seguiu Vasseur.
A temporada 2024 ficou mais movimentada com esse crescimento das equipes, colaborando para reduzir as chances de vitória da Red Bull. No início do ano elas eram dadas como certa e esperava-se uma temporada 2024 tão dominante da Red Bull como foi em 2023.
“Em Budapeste, terminamos na mesma posição de um ao atrás, mas não estamos mais há 65 segundos, estamos há 20. Agora precisamos manter tudo sobe controle, não exagerar, prestar atenção aos detalhes. Estou bastante positivo.”
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