O grid da Fórmula 1 para 2025/26 está em formação, as equipes seguem fazendo as suas apostas, visando principalmente o início do novo regulamento da categoria.
A Red Bull é mais uma das equipes a comunicar a sua decisão, optando por Sergio Pérez. O time austríaco optou pela renovação do contrato com o mexicano, estabelecendo um acordo de dois anos.
Agora existem oito assentos disponíveis, embora a “vaga” na Aston Martin seja de Lance Stroll – o filho do dono da equipe.
A Mercedes segue no empasse de quem colocar ao lado de George Russell, após a saída anunciada de Lewis Hamilton. Andrea Kimi Antonelli seria a aposta mais “certeira”, afinal, a equipe alemã está fazendo de tudo para colocar o italiano no grid. O italiano tem participado de testes e avaliações, enquanto realiza a sua temporada na Fórmula 2.
A Alpine vive um grande empasse, já sabemos que o time não continuará com Esteban Ocon, desta forma, ao menos um assento será de outro piloto em 2025. Acredita-se que Pierre Gasly deverá permanecer com a equipe, mas o time continua realizando as suas avaliações para a formação do próximo ano.
Na Racing Bulls, Yuki Tsunoda deve ganhar uma renovação de contrato, pois tem realizado um bom trabalho e apresentado uma evolução desde a sua estreia na Fórmula 1. No entanto, existe aquela dúvida se Daniel Ricciardo estará no grid da categoria em 2025, dado o desempenho apresentado nas últimas provas. Mesmo com a troca do chassi, a performance do piloto deixa muito a desejar e o histórico não anda contribuindo ao seu favor. Liam Lawson seria o nome mais adequado para estar no time em 2025.
Com a Red Bull optando por Pérez, eles sinalizaram que não tinham confiança nos outros pilotos da equipe para estar ao lado de Max Verstappen. A escolha pelo mexicano também é um forma de evitar futuros problemas com o piloto que comanda a equipe.
A Haas já sabe que não contará com Nico Hülkenberg, já que o piloto alemão defenderá a Sauber/Audi nos próximos anos. A equipe norte-americana conta com dois assentos vagos, mas um deles deve ser preenchido por Oliver Bearman.
A Sauber está em busca de um piloto experiente que possa contribuir com o projeto da Audi, pensando em 2026 quando os novos regulamentos entrarão em vigor. Carlos Sainz era o nome mais cotado para a vaga, mas o piloto espanhol continua avaliando as possibilidades.
Alexander Albon provavelmente terá um novo companheiro de equipe em 2025. A Williams já renovou o contrato com o piloto tailandês, mas está avaliando o que fazer com o segundo assento. Logan Sargeant ganhou uma segunda oportunidade para correr na F1 em 2024, mas não tem contribuído como o companheiro de equipe, dificilmente terá uma terceira chance.
Valtteri Bottas e Zhou Guanyu são pilotos que ainda não tem vaga, mas podem receber algum convite, assim como o já mencionado Carlos Sainz. Esteban Ocon, que rompeu com a Alpine, também está em busca de uma nova vaga no grid da Fórmula 1 e pretende comunicar a sua decisão nas próximas semanas. Acredita-se que Kevin Magnussen ficará de fora do grid, muito por conta do desempenho ruim e os incidentes que se envolveu nos últimos meses.
O grid da Fórmula 1 não deve passar pela renovação esperada, com muitos pilotos jovens no grid, pois as equipes ainda dão preferência para pilotos “com mais experiência” do que para jovens competidores. No entanto, seria o momento ideal para apostar em novos talentos, pois em 2025 o piloto teria a chance de se ambientar a equipe, carro e competição e ainda contribuir para o carro de 2026.
Para a temporada de 2024 nenhum jovem piloto teve a chance de entrar no grid da Fórmula 1, além de ser a primeira temporada na história a não contar com nenhum estreante.
Com a ida de Lewis Hamilton para a Ferrari era esperada uma movimentação maior no grid, mas alguns times têm se mostrado bem conservadores em suas escolhas.