O GP de Mônaco será disputado no próximo ano e permanece no calendário da Fórmula 1 pelo menos até a temporada de 2025.
A confirmação aconteceu junto a divulgação do calendário da próxima temporada, um novo acordo de três anos foi estabelecido com o Automobile Club de Mônaco (ACM).
A corrida disputada no Principado é uma das provas mais icônicas, além de estar presente no calendário da F1, desde 1950. A realização do evento no próximo ano estava ameaçada, pois a Liberty Media, detentora dos direitos da categoria questionava os benefícios da realização da prova.
LEIA MAIS: Com 24 etapas, Fórmula 1 anuncia calendário da temporada 2023
O traçado pode ser um dos mais travados do calendário e uma prova extremamente estratégica, mas o público e os pilotos ainda têm uma grande estima pelo circuito, principalmente por conta dos últimos circuitos de rua que foram adicionados ao calendário da categoria. A prova em Mônaco também tem cunho histórico e faz parte da Tríplice Coroa do Automobilismo, junto com as 500 Milhas de Indianápolis e as 24 Horas de Le Mans.
Vencer em Mônaco ainda acarreta muito prestígio a carreira de um piloto, não importa a categoria que ele esteja, muito por conta do desafio que é encontrar a volta perfeita na classificação e não cometer nenhum erro no decorrer das voltas.
Para a prova ser disputada em 2022 seu final de semana foi modificado, os treinos livres que eram realizados na quinta-feira, foram transferidos para a sexta-feira, adequando a realização da prova a forma como todos os outros traçados são tratados. A mudança se prova ‘benéfica’ para a categoria, pois a corrida que será disputada em 2023 acontece durante a execução de uma rodada tripla.
Organizar o GP de Mônaco não é uma tarefa muito fácil, principalmente por conta do local que a pista é projetada, existe toda uma preocupação com os moradores locais e com a quantidade de pessoas que sempre vai prestigiar o evento. Além disso, a logística dessa prova desafiadora, somando isso, as questões relacionadas transmissão da prova e a independência nos acordos comerciais de Mônaco.
A prova permanecerá no calendário ao menos até 2025, com uma renovação sendo cogitada para que mais edições possam ser disputadas.
A Fórmula 1 está trabalhando cada vez mais para uma expansão do calendário, no próximo ano a categoria disputará 24 etapas. As pistas mais antigas e de maior tradição seguem sendo ameaçadas, principalmente por alguns países e outras localidades demonstrarem que podem pagar muito mais para ter a categoria.
“Tenho o prazer de confirmar que iremos correr em Mônaco até 2025 e estamos animados por retornar às ruas do Principado para o campeonato de 2023, no dia 28 de maio. Quero agradecer aos envolvidos nesta renovação – em especial ao Príncipe Albert II de Mônaco, Michel Boeri, presidente do Automobile Club de Mônaco (ACM) e a toda equipe. Estamos ansiosos para voltar na próxima temporada para continuar nossa parceria juntos”, afirmou o presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali.
BREAKING: The Monaco Grand Prix will be on the F1 race calendar until at least 2025 🙌#F1 pic.twitter.com/IfOQ2dJ3VM
— Formula 1 (@F1) September 20, 2022
Para os próximos anos, a Fórmula 1 talvez crie um sistema de rodízio entre alguns traçados para que possa visitar mais países e ainda manter o contrato com alguns circuitos ‘mais tradicionais’.