O Grande Prêmio de Abu Dhabi encerra a temporada 2025 e marca também a despedida do tamanho de pneu utilizado pela Fórmula 1 desde 2022. A partir do próximo ano, os pneus seguirão com o aro de 18 polegadas, mas serão mais estreitos, alinhados ao novo regulamento técnico de 2026.
Para esta etapa, a Pirelli mantém a escolha tradicional: C3 (duro- faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha) — a gama mais macia da linha, adequada ao circuito de Yas Marina. A fornecedora de pneus, optou por não utilizar os pneus C6 na reta final do campeonato, dessa forma, também é uma despedida desse composto, pois para 2026, serão novamente apenas cinco tipos de pneus disponíveis para fazer as combinações do ano.

Apesar do histórico de granulação, especialmente no asfalto quente dos Emirados, o fenômeno tem sido bem controlado com os compostos mais recentes, aparecendo em poucas pistas do calendário, algumas vezes por natureza do circuito. Por isso, a Pirelli avalia que até mesmo o pneu macio pode ser considerado para estratégia de corrida, algo que nem sempre acontece em Abu Dhabi.
Porém, é necessário lembrar que neste traçado, a degradação é de natureza térmica e geralmente compromete mais os pneus traseiros devido à necessidade de tração, especialmente no último setor da pista.
Em geral, as forças exercidas nos pneus são de média a baixa, pela falta de curvas de alta velocidade. Quando a superfície do circuito, ele oferece uma boa aderência e seu nível de abrasividade é médio quando comparado com outros circuitos da temporada.
No ano passado, quase todo o grid largou de médios, e a estratégia de uma parada foi a mais eficiente, com o duro sendo o pneu dominante no último stint. Nesta mesma corrida, Lewis Hamilton optou por iniciar a prova com os pneus duros. Entre os dez primeiros, apenas Fernando Alonso optou por uma segunda passagem nos boxes, usando os pneus macios, com o único e exclusivo objetivo de fazer a volta mais rápida.
A pista, reformada nos últimos anos e famosa por fechar o campeonato, apresenta níveis médios de abrasão e aderência, além da variação brusca de temperatura típica da corrida noturna. Trechos como a freada forte entre as curvas 10, 11 e 12 colocam carga considerável nos pneus traseiros, ponto crítico em Yas Marina.
As mudanças realizadas em 2021, que encurtaram o traçado para 5.281 km, tornando-a mais rápida e fluida, com o intuito de possibilitar mais ultrapassagens e uma prova dinâmica. As mudanças reduziram o circuito em 273 metros, portanto a distância percorrida durante a corrida foi aumentada para compensar a alteração, de 55 voltas, os pilotos agora completam 58 giros. Os tempos de volta também foram reduzidos.
Além do GP, Abu Dhabi também será palco de um momento importante: no dia 9 de dezembro, todas as equipes participam de um teste pós-temporada com carros-mula, pilotados pelos titulares, para avaliar a nova gama de pneus de 2026. Jovens pilotos também vão à pista com os carros de 2025.
Com a escolha dos compostos definida e o futuro da categoria já sendo testado na semana seguinte, Abu Dhabi se torna não apenas o final da temporada, mas o primeiro passo em direção à Fórmula 1 de 2026.

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