Após a reunião da Comissão da Fórmula 1, os times aprovaram uma alteração no formato do fim de semana com a Sprint. A categoria substituirá o TL2 realizado no sábado por mais uma classificação, desta forma não será mais necessário usar o resultado da prova Sprint para definir o grid de largada do domingo.
Este será o primeiro fim de semana com Sprint no calendário, outros cinco eventos estão programados para acontecer ao longo da temporada. Quando a Fórmula 1 realizou o anúncio das provas Sprint de 2023, nenhuma alteração no formato do evento foi comunicada. Porém, Stefano Domenicali tem expressado cada vez mais o desejo de tornar fim de semana da F1 mais dinâmico, eliminando alguns dos treinos livres por sessões que consigam prender o público.
No formato antigo, após a classificação realizada na sexta-feira, os carros retornavam para a pista na manhã de sábado para participar do TL2. Mas a atividade ficava perdida, pois os carros não podiam sofrer alterações pós-classificação.
Novo formato
Sexta-Feira
– TL1;
– Classificação para definir o grid da Corrida Principal;
Sábado
– Classificação Sprint – tempo reduzido, definição de pneus;
– Corrida Sprint;
Domingo
– Corrida Principal – sem alterações;
Os times concordaram em substituir essa sessão que tinha se tornando inútil por uma classificação, essa atividade definirá o grid de largada da corrida Sprint, enquanto a classificação da sexta-feira será usada como referência para formar o grid da corrida principal.
As duas classificações vão contar com o formato Q1, Q2 e Q3, mas a sessão do sábado terá um formato reduzido. O Q1 terá duração de 12 minutos, o Q2 10 minutos e Q3 8 minutos. Cada uma das sessões será separada por intervalos de 7 minutos. As equipes terão que usar pneus novos em cada fase, com médios para Q1 e Q2, e macios para Q3.
A mudança no formato da classificação também tem o intuito de pressionar mais as equipes que não poderão ficar escolhendo o momento de deixar os boxes e se quiserem realizar duas voltas rápidas no Q2 e Q3, precisam deixar os seus carros preparados para uma única saída dos boxes.
Com a realização da Sprint as punições serão aplicadas desta forma:
– Uma punição no TL1 ou classificação será aplicada à corrida.
– Uma punição no grid incorrida na classificação Sprint (Sprint Shootout) será aplicada na Sprint.
– Uma punição de grid incorrida na Sprint, será aplicada na Corrida.
– Uma violação de parque fechado resultará em uma largada no pit-lane para a Sprint e Corrida.
– Uma punição de PU (motor) será aplicada apenas na Corrida (a menos que também seja uma violação de parque fechado).
Essa alternativa também tem por objetivo tornar a Sprint mais dinâmica, fazendo com que os pilotos e equipes se arrisquem mais e não se sintam limitados evitando acidentes por conta da perda de posições.
A Fórmula 1 já aumentou o número de pontos disponíveis na Sprint para estimular os competidores e times a se arriscarem mais, mas as provas ainda contam com poucas ultrapassagens, pois sempre existe pelo caminho a corrida no domingo – prova que oferta mais pontos e é o evento principal.