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F1 aprova mudança em fim de semana com Sprint. Prova rápida não definirá mais o grid da Corrida Principal

Para substituir o TL2, F1 inclui mais uma sessão classificatória no sábado do GP do Azerbaijão

Após a reunião da Comissão da Fórmula 1, os times aprovaram uma alteração no formato do fim de semana com a Sprint. A categoria substituirá o TL2 realizado no sábado por mais uma classificação, desta forma não será mais necessário usar o resultado da prova Sprint para definir o grid de largada do domingo.

Este será o primeiro fim de semana com Sprint no calendário, outros cinco eventos estão programados para acontecer ao longo da temporada. Quando a Fórmula 1 realizou o anúncio das provas Sprint de 2023, nenhuma alteração no formato do evento foi comunicada. Porém, Stefano Domenicali tem expressado cada vez mais o desejo de tornar fim de semana da F1 mais dinâmico, eliminando alguns dos treinos livres por sessões que consigam prender o público.

No formato antigo, após a classificação realizada na sexta-feira, os carros retornavam para a pista na manhã de sábado para participar do TL2. Mas a atividade ficava perdida, pois os carros não podiam sofrer alterações pós-classificação.

Novo formato

Sexta-Feira
– TL1;
– Classificação para definir o grid da Corrida Principal;

Sábado
– Classificação Sprint – tempo reduzido, definição de pneus;
– Corrida Sprint;

Domingo
– Corrida Principal – sem alterações;

Os times concordaram em substituir essa sessão que tinha se tornando inútil por uma classificação, essa atividade definirá o grid de largada da corrida Sprint, enquanto a classificação da sexta-feira será usada como referência para formar o grid da corrida principal.

As duas classificações vão contar com o formato Q1, Q2 e Q3, mas a sessão do sábado terá um formato reduzido. O Q1 terá duração de 12 minutos, o Q2 10 minutos e Q3 8 minutos. Cada uma das sessões será separada por intervalos de 7 minutos. As equipes terão que usar pneus novos em cada fase, com médios para Q1 e Q2, e macios para Q3.

A mudança no formato da classificação também tem o intuito de pressionar mais as equipes que não poderão ficar escolhendo o momento de deixar os boxes e se quiserem realizar duas voltas rápidas no Q2 e Q3, precisam deixar os seus carros preparados para uma única saída dos boxes.

Com a realização da Sprint as punições serão aplicadas desta forma:

– Uma punição no TL1 ou classificação será aplicada à corrida.
– Uma punição no grid incorrida na classificação Sprint (Sprint Shootout) será aplicada na Sprint.
– Uma punição de grid incorrida na Sprint, será aplicada na Corrida.
– Uma violação de parque fechado resultará em uma largada no pit-lane para a Sprint e Corrida.
– Uma punição de PU (motor) será aplicada apenas na Corrida (a menos que também seja uma violação de parque fechado).

Essa alternativa também tem por objetivo tornar a Sprint mais dinâmica, fazendo com que os pilotos e equipes se arrisquem mais e não se sintam limitados evitando acidentes por conta da perda de posições.

A Fórmula 1 já aumentou o número de pontos disponíveis na Sprint para estimular os competidores e times a se arriscarem mais, mas as provas ainda contam com poucas ultrapassagens, pois sempre existe pelo caminho a corrida no domingo – prova que oferta mais pontos e é o evento principal.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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