AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

F1 amplia espaço para jovens pilotos em 2025 com mais TL1s disponíveis

Ao longo de 2025, cada um dos carros precisa ser emprestado para jovens pilotos, por duas sessões. Mas algumas equipes podem "dar um truque"

Em 2025, a Fórmula 1 fornecerá “mais oportunidades” para os jovens pilotos. O regulamento deste ano, exige que cada uma das equipes forneça os seus dois carros, por duas vezes ao longo da temporada.

Nos últimos anos alguns jovens pilotos são escalados para participar dos treinos livres, mas até o ano passado, os carros precisavam ser emprestados uma vez cada. As equipes geralmente deixavam para cumprir com os regulamentos apenas no final do campeonato. O TL1 em Abu Dhabi costuma ser aquele que conta com a maior participação dos novos competidores.

Esses testes não conseguem mostrar o real desempenho dos pilotos, mas serve para as equipes coletarem dados. Os pilotos são geralmente liberados para a pista com orientações de não atacar as zebras, não abusar na velocidade ou são encaminhados para os testes aerodinâmicos, que deixam os equipamentos mais limitados.

Como alguns desses competidores exercem o papel de piloto de teste e desenvolvimento, é importante manter o contato com o carro da equipe, para o trabalho realizado no simulador.

Conta muito para os pilotos estreantes, não cometer erros ou estragar os carros. Embora a participação no TL1 não seja um fator dominante para conseguir uma vaga na categoria, pode ajudar em uma análise futura. Oliver Bearman e Franco Colapinto tiveram no ano passado uma chance que raramente acontece, substituir pilotos titulares em situação de corrida, aí, sim, fica um pouco mais fácil avaliar o desempenho do piloto.

Algumas equipes como Ferrari, McLaren, Red Bull e Aston Martin, não tem jovens pilotos em seus carros, então não tem como escapar da regra. No entanto, times como a Racing Bulls, Sauber e Mercedes podem “escapar” por uma brecha do regulamento.

Andrea Kimi Antonelli, Grabriel Bortoleto e Isack Hadjar são jovens competidores e embora estejam cadastrados como pilotos titulares para a temporada 2025, vão realizar suas estreias como novatos.

Desta forma, o TL1 realizado no GP da Austrália e China, vale para a regra de jovens pilotos, ajudando as suas respectivas equipes a cumprir o regulamento da temporada. O carro dessas equipes, será emprestado do lado do piloto veterano.

Pilotos que competiram dois GPs ou mais na Fórmula 1, ficam fora da possibilidade de participar do TL1 como jovens pilotos.

Na Alpine, Jack Doohan também terá o status de jovem piloto. Mesmo competindo no GP de Abu Dhabi, o seu TL1 na Austrália vale para a Alpine descartar um empréstimo do carro.

A Fórmula 1 ainda terá a regra de “Superlicença de Treino Livre”, o competidor precisa de 25 pontos e completar um teste de 300 km, para participar da sessão.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo