Após o encerramento da prova da F1 Academy, Doriane Pin que dominou o fim de semana na Arábia Saudita recebeu uma punição de 20 segundos, perdendo assim a vitória na Corrida 2 disputada neste sábado (09). A pilota francesa não percebeu o encerramento da prova e continuou em aceleração plena após cruzar a linha de chegada.
O engenheiro de Pin não alertou a pilota sobre a última volta e só depois chamou a atenção da competidora. A direção de prova acabou instaurando o regime de bandeira vermelha para conter a pilota. Doriane Pin celebrou a vitória e foi ao pódio, mas a punição foi confirmada horas depois do encerramento da prova.
Doriane recebeu então uma punição de drive-through, que foi convertida em 20 segundos. A pilota perde, a vitória obtida na Arábia Saudita, mas não apaga a performance espetacular que ela teve ao longo de todo o fim de semana em Jeddah.
Com o resultado, Abbi Pulling herda a primeira colocação, seguida por Maya Weug que foi promovida para o segundo lugar. Nerea Martí ficou com a terceira posição, fechando a etapa com um pódio.
Pin ainda segue na zona de pontuação, caindo para o nono lugar.
Além da francesa, Amna Al Qubaisi recebeu uma punição de cinco segundos ao final da corrida, por deixar a pista e ganhar vantagem duradoura. Os comissários analisaram a prova da pilota que representa a Racing Bulls por exceder os limites de pista na curva 22, enquanto tentava ultrapassar Aurelia Nobels e contou a parte inferir da curva 23 para buscar a ultrapassagem.
Para fechar as punições, Lola Lovinfosse foi punida com cinco posições no grid para a próxima corrida que participar, a pilota da Charlotte Tilbury foi considerada completamente responsável por causar a colisão com Lia Block na curva 1.
UPDATED: After post-race penalties, here is your new Race 2 top 10 ⭐️#F1Academy #SaudiArabianGP pic.twitter.com/o0nwgVYuO5
— F1 Academy (@f1academy) March 9, 2024