Neste Dia Internacional da Mulher, a F1 Academy realizou a sua primeira corrida da temporada 202. Doriane Pin faturou a vitória nesta sexta-feira (08) na Arábia Saudita conseguindo converter a pole em vitória.
Pin tem apresentado um bom ritmo desde o começo do fim de semana, a francesa liderou o único treino livre desta etapa e faturou duas poles. Doriane fez uma corrida dominante, liderando a prova de ponta a ponta, sem ser ameaçada em nenhum momento pelas adversárias.
Abbi Pulling foi atacada por Maya Weug na largada, mas depois as pilotas estabeleceram uma distância segura e celebraram o pódio da Corrida 1 disputada no circuito de Jeddah.
A brasileira Aurélia Nobels passou boa parte da prova envolvida em duelos. A competidora encerrou a etapa ocupando a oitava posição, após ser atada por Hamna Al Qubaisi até cruzarem a linha de chegada.
A F1 Academy retorna neste sábado às 9h pelo horário de Brasília para a realização da Corrida 2.
Saiba como foi a Corrida 1 da F1 Academy na Arábia Saudita
Doriane Pin começou o fim de semana em Jeddah como o grande destaque da etapa, a pilota faturou duas poles nesta quinta-feira, portanto, começará as duas provas do evento ocupando a ponta.
A francesa dividiu a primeira fila Abbi Pulling. A brasileira Aurélia Nobels faturou a nona posição para está largada.
Here's how the grid will look tomorrow for the very first F1 Academy Race of the 2024 season 💪#F1Academy #SaudiArabianGP pic.twitter.com/h8ildZZ26a
— F1 Academy (@f1academy) March 7, 2024
Após duas voltas de formação por problemas, a largada foi autorizada e Pin conservou a ponta, enquanto Pulling fez uma trajetória para evitar o ataque de Weug. Lovifosse e Bustamante se estranharam no começo da corrida, ocorrendo um toque, com a pilota que conta com apoio da McLaren tentando realizar a ultrapassagem.
Ao final do pelotão existia um duelo em Juffali (convidada da etapa) e as irmãs Al Quebaisi.
A corrida seguiu, Bustamante tentava se defender da pressão sofrida por Chambers e Block. Um trenzinho tinha se formado atrás da competidora que não tinha mais ritmo após o contato com a adversária, desta forma segurava o restante do pelotão.
No terceiro giro a equipe chamou Bustamante aos boxes, mas a pilota se manteve na pista, mas o seu ritmo estava comprometido. Mais atrás existia um duelo entre Hausmann e Nobels, com a pilota da Aston Martin buscando a nona posição. A ultrapassagem aconteceu pouco depois.
Antes do final da terceira volta, o Safety Car surgiu na pista após um toque entre Amna Al Qubaisi, Reema Juffali. As duas competidoras precisaram passar pelos boxes para realizar o reparo dos carros.
Reema Juffali has a spin, taking out Amna Al Qubaisi's front wing.#F1Academy #SaudiArabianGP pic.twitter.com/Kn2vi8nkTG
— F1 Academy (@f1academy) March 8, 2024
Ao final do quarto giro o Safety Car deixou a pista e o ritmo da corrida pode ser reestabelecido. As dez primeiras eram: Pin, Pulling, Weug, Martí, Lovinfosse, Bustamante, Block, Hausmann e Nobels.
Por conta da proximidade provocada pelo Safety Car, os duelos ficaram ainda mais intensos. Hamna e Schreiner batalharam pela décima segunda posição, com a pilota da Red Bull levando a melhor na batalha.
Nobels por sua vez, foi surpreendida por Edgar, que faturou a décima posição, depois de uma ultrapassagem.
Lidando com pressão na sexta volta, Bustamante e Block cometeram erros, extravasando os limites de pista. No entanto, no final da volta tivemos um duelo entre Block, Hausmann e Edgar, mas a dona do carro #17 acabou com um pneu furado após uma batalha que rendeu contanto a dona do carro #19 e por consequência perdeu espaço na pistam necessitando seguir para os boxes e substituir os compostos.
Na oitava volta, Pin liderava a prova com certa tranquilidade, separada por quase um segundo de Pulling. Neste momento da prova as dez primeiras eram: Pin, Pulling, Weug, Martí, Lovinfosse, Chambers, Bustamante, Block, Hausmann e Nobels.
Hamna foi fazendo o possível para batalhar com as adversárias e conquistar espaço no traçado. A pilota ultrapassou Nobels, para entrar nos pontos, no entanto, a manobra aconteceu por a competidora da Red Bull passou por fora do traçado regular, usando a área de escape. Após alguns metros de pista o décimo lugar foi devolvido à brasileira e o duelo pelo décimo lugar recomeçou.
No início da penúltima volta da prova, Nobels ainda tentava se defender dos ataques sofridos. Pouco depois Block perdeu o controle do carro, tocando o muro de contenção quando batalhava com Bustamante pela sétima posição. Uma bandeira amarela localizada indicava o local do acidente, mas a prova continuou.
Quando o caso de Block parecia resolvido, Lovinfosse e Martí se tocaram, com a pilota espanhola levando a pior, ficando parada na pista.
Pin recebeu a bandeira quadriculada ocupando a primeira posição, seguida por Pulling e Weug que dividiram o pódio com a competidora da academia Mercedes.