Nesta terça-feira (17) a F1 Academy divulgou o calendário da temporada 2024, a próxima temporada será formada por sete etapas, com a categoria feminina atuando como suporte aos eventos da F1.
O calendário de 2023 da F1 Academy não permitiu que a categoria feminina disputasse as suas provas com a Fórmula 1. Além disso, tivemos o problema com a transmissão, algo que afetou a divulgação da categoria e até mesmo das suas pilotas. No entanto, optaram por um começo mais cauteloso, para fazer a estruturação da competição. Apenas a etapa dos Estados Unidos – a final – foi programada para acontecer com a F1 e ter transmissão.
No próximo ano as coisas estão mais favoráveis para a F1 Academy, com todas as corridas sendo realizadas com a categoria principal, colaborando para a divulgação e alcance da categoria.
A segunda temporada da F1 Academy terá início na Arábia Saudita (7 a 9 de março), enquanto a final acontece junto com a Fórmula 2 em Abu Dhabi (6 a 8 de dezembro). A F1 Academy passará por três continentes, Europa, Ásia e América do Norte. O que chama a real atenção são as três provas no Oriente Médio, em lugares mais conservadores, mas que não será um empecilho para apresentar a categoria.
Optaram por realizar uma mescla de circuitos, com a F1 Academy disputando provas tanto em circuitos de rua, como em circuitos permanentes. A categoria ainda informará o extenso calendário de testes que vai compor os preparativos para o próximo ano.
No próximo ano a F1 Academy deseja se expandir ainda mais, com a categoria sendo apoiada pelas dez equipes do grid da F1. Cada um dos times nomeará uma pilota para a categoria e seus carros serão apresentados com a pintura utilizada pelos times da F1.
“Tenho o prazer de anunciar a nossa temporada de sete etapas para 2024”, disse Susie Wolff, Diretora da F1 Academy. “Este calendário consolida a nossa ambição de nos tornarmos uma categoria verdadeiramente global, expandindo o nosso alcance e melhorando a visibilidade da nossa missão.”
“Queremos inspirar meninas e mulheres em todo o mundo e mostrar para elas que há um lugar em nosso esporte, e correr ao lado da F1 nos ajudará a conseguir isso. Quero agradecer a todos os sete promotores por nos apoiarem em nossa missão e embarcarem nesta jornada conosco em 2024.”
A temporada 2023 segue para a disputa da sétima etapa, programada para acontecer no Circuito das Américas. Marta García lidera contando com 235 pontos, contra os 187 obtidos por Léna Bühler e 179 de Hamda Al Qubaisi. Três provas estão programadas para acontecer nos Estados Unidos, seguindo o padrão estabelecido para a competição em 2023.