A 15ª etapa da Fórmula E foi disputada neste sábado (13), os pilotos alinharam no grid para a realização da penúltima etapa da temporada 2021/22. Uma prova extremamente disputada era esperada, mas a corrida começou da pior forma possível: com um engavetamento ocorrendo durante o primeiro giro.
Após um período em regime de bandeira vermelha, a pista foi liberada mais uma vez. Mitch Evans que tinha saltado para a liderança pós-largada, foi demonstrando que possuía um ritmo muito forte no circuito, mesmo com o traçado secando à cada volta completada, Evans se manteve na ponta. O piloto da Jaguar conquistou a sua 4ª vitória da temporada, tendo a chance de ainda brigar pelo título com Stoffel Vandoorne, pois a equipe encontrou um ótimo acerto para o seu carro.
Para a prova que será realizada no domingo, Jean-Éric Vergne e Edoardo Mortara minaram a possibilidade de brigar pelo título. O piloto da DS Techeetah eliminou as suas chances durante a classificação, pois não faturou a pole, enquanto o suíço não conseguiu completar a prova.
Com a vitória adquirida por Evans e o quinto lugar conquistado por Stoffel Vandoorne neste sábado, os pilotos seguem para o domingo separados por 21 pontos. A vitória de Evans representa muito para a Jaguar, pois o piloto terá a possibilidade de buscar o título.
O pódio contou também com a presença de Oliver Rowland que tinha conquistado a pole, acompanhado por Lucas Di Grassi – o brasileiro ultrapassou a marca dos 1000 pontos.
A Fórmula E retorna neste final de sábado para a realização de uma nova classificação que antecede a disputa da 16ª etapa da temporada.
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Após os treinos livres os pilotos disputaram a classificação, a atividade que define o grid foi realizada em pista molhada. Nenhum dos postulantes ao título duelou pela pole, desta forma Lucas Di Grassi e Oliver Rowland tiveram a oportunidade de brigar pela primeira fila. Foi o piloto da Mahindra que levou a melhor, conquistando a sua quinta pole da carreira.
Entre os pilotos que estão disputando o título, Mitch Evans era o mais bem colocado na pista, começando a prova da terceira posição. Edoardo Mortara e Stoffel Vandoorne começaram a 15ª prova do calendário da sexta e sétimas posições, respectivamente.
QUALIFYING RESULTS* ⤵️
Here's how the starting grid lines up for Round 15!
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Quando a corrida teve início, não chovia mais no Parque Olímpico de Seul, mas a pista ainda estava completamente úmida. Com o sinal para o início da prova, Rowland foi ultrapassado, perdendo a liderança da prova para Lucas Di Grassi, seguido por Evans. O piloto da Mahindra começou a ser desafiado por Dennis, que buscava a terceira posição.
Antonio Giovinazzi também foi um dos pilotos que largou muito bem, o italiano ocupava a décima posição após a largada. Após o início desastroso, não demorou muito para Rowland assumir a segunda posição, depois de ultrapassar Di Grassi. Evans era o líder da corrida antes do encerramento da primeira volta.
Por conta da pista molhada, um engavetamento aconteceu, provocando a paralisação da prova, a confusão começou abaixo do 10º colocado – Giovinazzi fugiu da batida, mas já estava perdendo a traseira do carro, na sequência os outros pilotos bateram. Cassidy, Askew, De Vries, Buemi, Nato, Ticktum e Lotterer estavam metidos no incidente. O carro de Buemi ficou embaixo do equipamento usado por De Vries.
Great to see all seven drivers walk away unscathed from this incident at the start of the race.
Round 15 is currently under red flag conditions as the cars are recovered from the track.
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Para preservar o tempo de prova, a direção travou o cronômetro restando 43 minutos para o encerramento da corrida. Novamente os pneus que são usados pela Fórmula E para a pista seca e molhada falharam, por não oferecer a aderência necessária. A baixa visibilidade também contribuiu para o incidente que levou à bandeira vermelha.
Quando a largada foi reestabelecida, a direção de prova manteve as posições adquiridas após a primeira volta ser completada. Os dez primeiros eram: Evans, Rowland, Di Grassi, Dennis, Mortara, Vergne, Vandoorne, Wehrlein, Sette Câmara e Giovinazzi. Nato e Cassidy precisaram completar um giro na pista, para retornar à volta do líder. Neste momento a temperatura da pista estava na casa dos 26°C, com 28°C no ambiente.
A pista seguia molhada, mesmo após 40 minutos de paralisação, os carros deixaram o pit-lane atrás do Safety Car. No giro seguinte a pista foi liberada, Evans se manteve na liderança, enquanto Rowland era atacado por Di Grassi. Giovinazzi realizou a ultrapassagem em Câmara para ocupar o nono lugar. A prova seguiu com apenas 16 carros em pista.
Os pilotos tentavam buscar um traçado um pouco mais seco, mas a pista ainda estava bem úmida. Na sequência Da Costa realizou a ultrapassagem em Câmara, para assumir a décima posição, o português rapidamente começou a buscar o piloto italiano.
Antes da ativação do Modo Ataque, os pilotos estavam bem-comportados na pista. Mortara perdeu o carro depois de ser tocado por Vergne quando defendia a posição, desta forma o piloto da Venturi foi ultrapassado por Vandoorne que assumiu a sexta posição, enquanto o piloto da DS Techeetah era o quinto colocado.
Câmara tentava defender a sua posição, mas o carro estava muito instável e escorregando no traçado. Dennis foi o primeiro piloto a ativar o Modo Ataque. A direção de prova determinou o uso de duas ativações da potência extra com duração de 4 minutos cada.
.@JakeDennis19 is the first driver to take ATTACK MODE! ⚡️
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Mortara foi punido pelo incidente com Vergne, recebendo cinco segundos – o piloto da Venturi foi considerado culpado em decorrência das mudanças de direção realizas na pista para defender a posição.
No sexto giro foi a vez de Rowland ativar o modo ataque, assim como Vandoorne e Günther, mas alguns pilotos já estavam no final da sua potência extra. Mortara desejava atacar Vandoorne, mas estava mais preocupado em se defender dos ataques de Wehrlein.
Evans ativou o Modo Ataque no sétimo giro, pois tinha quase um segundo de vantagem, de Rowland, se tornando segura a ativação, pois não seria ameaçado.
Our current race leader @mitchevans_ takes ATTACK MODE as @oliverrowland1 closes in on the @JaguarRacing driver 👀
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Com dez voltas, os dez primeiros eram: Evans, Rowland, Di Grassi, Dennis, Vergne, Vandoorne, Mortara, Wehrlein, Da Costa e Frinjs. Giovinazzi perdeu várias posições depois de ser tocado por Alexander Sims, por conta do incidente o italiano caiu para décima quinta posição, ficando apenas à frente de Nato que tinha se metido naquele engavetamento do começo da prova.
Receberam o fanboost: Vandoorne, Evans, Mortara, Di Grassi e Da Costa. A pista estava um pouco mais seca e as disputas eram realizadas. Na volta 13 Vandoorne era incessantemente atacado por Mortara, com o piloto da Venturi buscando recuperar a sexta posição, ciente que ainda teria uma punição para cumprir.
Evans ativou o seu segundo Modo Ataque na décima quarta volta. Enquanto Sims era punido pelo incidente com Giovinazzi. Na sequência Mortara foi ultrapassado por Vergne, conseguindo uma boa oportunidade para brigar com Vandoorne, mesmo não disputando mais o título da temporada 2021/22.
.@Anto_Giovinazzi gets spun around after this moment with @AlexanderSims 🔄
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No giro 17 foi a vez de Mortara perder mais uma posição na pista, Wehrlein conseguiu realizar a ultrapassagem no piloto da Venturi contando com a potência extra do Modo Ataque. Adentrando nos últimos quinze minutos e pensando no gerenciamento das baterias, os pilotos tentavam gastar rapidamente o seu tempo de Modo Ataque.
Sette Câmara e Giovinazzi não estava mais brigando por pontos, com a dupla ficando apenas à frente de Nato.
Com 20 voltas os dez primeiros eram: Evans, Rowland, Di Grassi, Dennis, Vandoorne, Vergne, Wehrlein, Mortara, Frijns e Da Costa. Mortara começou a ficar lento na pista por conta do pneu traseiro direito furado, desta forma o suíço começou a perder várias posições e se dirigiu para abandonar a prova. Com o resultado o piloto da Venturi abandonava as chances de brigar pelo título da temporada 2021/22.
No giro 26, Giovinazzi que não tinha mais possibilidade de brigar por um bom resultado, seguiu para os boxes abandonando outra corrida no ano. A direção de prova acrescentou 45 segundos à prova, por conta daquele período que os carros passaram atrás do Safety Car.
Alexander Sims perdeu o controle do carro na curva 10, quando cometeu um erro. Pela posição que o seu carro estava em pista, a direção de prova instaurou um regime de bandeira amarela por todo o circuito. Os pilotos se dirigiram para o encerramento da corrida atrás do Safety Car, com Evans conquistando a sua vitória, para dividir o pódio com Rowland e Di Grassi.
Full course yellow on track as @AlexanderSims hits the barrier and is out of the race.
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O piloto brasileiro ultrapassou a marca dos 1000 pontos, por conta do terceiro lugar conquistado neste sábado. Apenas 13 pilotos completaram a corrida.