AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Estratégia de transição: Alpine reaproveita chassi para otimizar recursos até 2026

Alpine’ reaproveita’ chassi de 2024, para continuar a linha evolutiva do último campeonato e equilibrar a transição para o novo regulamento

Visando passar pela temporada 2025, mas poupar recursos para 2026, a Alpine deve reutilizar o chassi de 2024 para o A525.

O campeonato de 2025 é bem delicado, os times querem aproveitar esse momento tão competitivo da Fórmula 1, mas precisam se desdobrar para acompanhar dois projetos. Encerrar o campeonato vigente em alta, e ainda tentar extrair o máximo dos regulamentos de 2026 – quando a categoria passará pela introdução de um novo regulamento.

A Alpine, por sua vez, utilizará os motores da Mercedes em 2026, que tem outra filosofia; então a equipe tem uma preocupação adicional, pois precisará fazer o novo equipamento, levando em consideração um motor que será fornecido por outro fabricante.

Com a introdução de novos regulamentos, as equipes têm a chance de apresentar carros mais competitivos e se aproveitar de uma mudança tão grande, para crescer no campeonato.

Desta forma, é necessário passar por 2025, mas considerar tudo o que pode ser feito para ter o máximo de eficiência no próximo ano.

Segundo o site PlanetF1, a Alpine deve continuar usando parte do chassi de 2024, no modelo escolhido para a temporada 2025. Desta forma, a equipe pode dar continuidade na evolução do design para o A525 que disputará o campeonato vigente.

O que leva acreditar nesta possibilidade de ser um chassi de continuação evolutiva do modelo anterior, é por conta da identificação do chassi (A525-05) publicado nas redes sociais da equipe, além das fontes do site indicarem essa escolha. A numeração sugere que já existem pelo menos quatro chassis anteriores desse modelo, em utilização com o objetivo de desenvolver o progresso realizado no último campeonato.

É uma escolha que não existe o certo ou o errado, as equipes acabam encarando o que é mais vantajoso para elas, levando em consideração que elas não têm os mesmos recursos – humanos e monetários.

O mesmo aconteceu entre 2020 e 2021, sendo o último ano do regulamento anterior, levando em consideração que as equipes também estavam passando pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo