AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Esteban Ocon assina com a Haas e estabelece contrato de múltiplos anos

Haas define dupla de pilotos para 2025, Ocon será companheiro de Oliver Bearman

Nesta quinta-feira (25) às vésperas do GP da Bélgica ser disputado, a Haas confirmou a contratação de Esteban Ocon. O piloto francês deixará a Alpine no final da temporada, para defender a equipe norte-americano, após estabelecer um contrato de múltiplos anos.

Ainda no início de junho, a Alpine comunicou a saída de Ocon no final do campeonato. O time optou por não renovar o contrato e a parceria encerrou “em comum acordo”. O francês passou a buscar uma nova vaga na Fórmula 1 e encontrou uma oportunidade na Haas. O piloto de 27 anos foi escolhido para substituir Kevin Magnussen.

Com esse anúncio a Haas confirma a sua formação para o próximo ano, já que estabeleceu um contrato com Oliver Bearman.

Ocon realizou a sua estreia na Fórmula 1 durante o GP da Bélgica de 2016, assumindo um assento na Manor. O francês tem passagens pela Force India, Renault e Alpine. Em 2021 faturou a sua primeira vitória na Fórmula 1, durante o GP da Hungria. O competidor obteve o seu primeiro pódio com a Renault em 2020, durante o GP do Shakir. Em 2023 ele também participou do pódio do GP de Mônaco.

A motivação para receber uma oferta na Haasm aconteceu por Ayao Komatsu já ter trabalhado com Ocon previamente, quando o francês realizou o seu primeiro teste na F1 em 2014 com a Lotus em Valência.

“Estou muito feliz por termos garantido os trabalhos de Esteban Ocon para a Haas”, disse Komatsu. “Obviamente, estou ciente de seus talentos há muito tempo e nossa história pessoal retoma ao primeiro teste de Esteban em um carro de Fórmula 1 – eu era seu engenheiro de corrida naquele dia com a Lotus.”

“Ele mostrou seus talentos naquela época, após fortes desempenhos nas categorias de base, ele tinha acabado de vencer o Campeonato Europeu de Fórmula 3 de 2014”, comentou Komatsu.

“Esteban se tornou um talento estabelecido na Fórmula 1 e, claro, um vencedor de GP. A experiência que ele traz, não apenas de sua própria base, mas também de trabalhar de uma equipe fabricante, será vantajosa para nós em nosso crescimento como uma organização.”

Depois da Haas apostar em dois pilotos jovens como Mick Schumacher e Nikita Mazepin, a equipe voltou a contar com dois pilotos experientes para compor a sua dupla.

Após a saída de Günther Steiner a Haas volta a apostar em dois pilotos jovens, mas agora combinará um estreante a um competidor com mais tempo na Fórmula 1.

“Era vital que tivéssemos um piloto com experiência ao lado de Oliver Bearman no próximo ano, mas Esteban tem apenas 27 anos – ele ainda é jovem e tem muito a provar também. Acho que temos uma dupla de pilotos faminta e dinâmica e estou ansioso para receber Esteban na Haas em 2025.”

Ocon disputará a sua nona temporada com a Fórmula 1 em 2025. O piloto guiou na categoria de 2016 até 2018, mas ficou sem vaga na Racing Point depois que Lance Stroll foi colocado no time, adquirido pelo seu pai. O competidor voltou em 2020 na Renault, após passar uma temporada como piloto reserva da Mercedes.

“Vou me juntar a uma equipe muito ambiciosa, cujo espírito, ética de trabalho, é inegável trajetória ascendente realmente me impressionaram”, comentou Ocon.

“Gostaria de agradecer a Gene Haas e Ayao Komatsu por sua confiança e apoio, e por nossas discussões honestas e frutíferas nestes últimos meses. Em uma nota mais pessoal, estou muito feliz por trabalhar com Ayao novamente, pois ele fez parte da minha estreia quando pisei pela primeira vez em um carro de Fórmula 1 durante meus dias de Lotus Junior, há mais de 10 anos.”

“A Haas tem planos empolgantes e metas claras para o futuro, e estou muito ansioso para trabalhar com todos em Kannapolis, Banbury e Maranello e fazer parte deste grande projeto.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo