O GP da Emilia-Romagna neste fim de semana está sendo desafiado pela chuva, no início dessa semana as previsões não são nada favoráveis para a realização da 6ª etapa da Fórmula 1. O último mês na Itália tem sido marcado por fortes tempestades e enchentes, a própria AlphaTauri emitiu um comunicado durante o GP de Miami sobre a situação em Ímola.
A região está em alerta, o Departamento de Proteção Civil formalizou um alerta vermelho para a Emilia Romagna, onde o circuito está localizado. Jornalistas que já estão na região fizeram vídeos e fotos do local, mostrando que o rio que fica ao lado do traçado estava cheio e próximo de transbordar. Pelas próximas 24 horas a previsão segue com chuvas intensas.
O alerta atual é valido para terça (16) e quarta-feira (17), com a possibilidade de fortes ventos, tempestades e raios. A população também foi alertada para danos estruturais, possibilidade de deslizamento de terra e as enchentes. O governo local estima até 100 mm de chuva nas áreas de maior perigo nesta terça, mas o volume de 150 mm de precipitações é esperado para o próximo dia.
Subida del rio al lado del circuito de Imola de sábado a hoy.
The increase of level of the river next to the circuit from saturday to today. #f1 #EmiliaRomagnaGP pic.twitter.com/qqktJgKNvP
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 16, 2023
A três dias do começo das atividades e as preparações necessárias acontecendo no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, o circuito precisou ser evacuado no começo da tarde dessa, por conta das previsões para o restante do dia.
Neste momento a Fórmula 1 segue com a realização do evento, mas a situação é crítica para a execução do evento se as chuvas permanecerem até o fim de semana. Além de afetar o autódromo e ser perigoso por conta do rio próximo, o trânsito de pessoas da organização e o público pode ser afetado. As viagens das pessoas ligadas à categoria estão mantidas, como staff e equipes.
Forti piogge e allagamenti in Emilia Romagna e Marche. Da Rimini a Senigallia, i video delle inondazioni dalle città #ANSA https://t.co/o0XnyEynlH pic.twitter.com/IJszwxHMhR
— Agenzia ANSA (@Agenzia_Ansa) May 16, 2023
Así está ahora la situación del río que pasa al lado del circuito. Se ha evacuado al personal como precaución.
This is the situatuon right now of the river next to Imola circuit. The personnel has been evacuated as precaution. #f1 #EmiliaRomagnaGP pic.twitter.com/dflBCQK0ry
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) May 16, 2023
A categoria já realizou eventos em outras condições adversas e o fim de semana em Ímola pode seguir pelo mesmo caminho. É claro que existe a chance da competitividade ser afetada, dependendo da forma como o evento for executado.
LEIA MAIS: GP da Emilia-Romagna – Pirelli aposta em novidades para a prova que será disputada em Ímola
O alerta estimulou as autoridades a fechar as escolas e também algumas estradas que correm o risco de inundação. A população também foi aconselhada a evitar viagens neste período.
A organização iniciou planos operacionais para lidar com as chuvas, e os promotores do evento estão trabalhando para que as arquibancadas e os estacionamentos sigam aberto, com condições de receber o público nos próximos dias.
Para o GP da Emilia-Romagna a Pirelli preparou um novo pneu de chuva, que promete ser mais eficiente, além de não precisar do aquecimento das mantas térmicas. A ideia é garantir mais segurança e permitir que os competidores possam ir para a pista, pois várias corridas com chuva foram afetadas pela pouca eficiência dos pneus. Os compostos de chuva não tiveram o mesmo estudo e desenvolvimento que os compostos slick, pois atualmente a Fórmula 1 enfrenta poucos finais de semana em que a chuva está presente.