O GP da Emilia-Romagna neste fim de semana está sendo desafiado pela chuva, no início dessa semana as previsões não são nada favoráveis para a realização da 6ª etapa da Fórmula 1. O último mês na Itália tem sido marcado por fortes tempestades e enchentes, a própria AlphaTauri emitiu um comunicado durante o GP de Miami sobre a situação em Ímola.
A região está em alerta, o Departamento de Proteção Civil formalizou um alerta vermelho para a Emilia Romagna, onde o circuito está localizado. Jornalistas que já estão na região fizeram vídeos e fotos do local, mostrando que o rio que fica ao lado do traçado estava cheio e próximo de transbordar. Pelas próximas 24 horas a previsão segue com chuvas intensas.
O alerta atual é valido para terça (16) e quarta-feira (17), com a possibilidade de fortes ventos, tempestades e raios. A população também foi alertada para danos estruturais, possibilidade de deslizamento de terra e as enchentes. O governo local estima até 100 mm de chuva nas áreas de maior perigo nesta terça, mas o volume de 150 mm de precipitações é esperado para o próximo dia.
A três dias do começo das atividades e as preparações necessárias acontecendo no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, o circuito precisou ser evacuado no começo da tarde dessa, por conta das previsões para o restante do dia.
Neste momento a Fórmula 1 segue com a realização do evento, mas a situação é crítica para a execução do evento se as chuvas permanecerem até o fim de semana. Além de afetar o autódromo e ser perigoso por conta do rio próximo, o trânsito de pessoas da organização e o público pode ser afetado. As viagens das pessoas ligadas à categoria estão mantidas, como staff e equipes.
A categoria já realizou eventos em outras condições adversas e o fim de semana em Ímola pode seguir pelo mesmo caminho. É claro que existe a chance da competitividade ser afetada, dependendo da forma como o evento for executado.
LEIA MAIS: GP da Emilia-Romagna – Pirelli aposta em novidades para a prova que será disputada em Ímola
O alerta estimulou as autoridades a fechar as escolas e também algumas estradas que correm o risco de inundação. A população também foi aconselhada a evitar viagens neste período.
A organização iniciou planos operacionais para lidar com as chuvas, e os promotores do evento estão trabalhando para que as arquibancadas e os estacionamentos sigam aberto, com condições de receber o público nos próximos dias.
Para o GP da Emilia-Romagna a Pirelli preparou um novo pneu de chuva, que promete ser mais eficiente, além de não precisar do aquecimento das mantas térmicas. A ideia é garantir mais segurança e permitir que os competidores possam ir para a pista, pois várias corridas com chuva foram afetadas pela pouca eficiência dos pneus. Os compostos de chuva não tiveram o mesmo estudo e desenvolvimento que os compostos slick, pois atualmente a Fórmula 1 enfrenta poucos finais de semana em que a chuva está presente.

Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.








