Neste fim de semana a Fórmula 1 vai disputar o GP da Espanha, correndo em mais um circuito que é extremamente conhecido pela categoria.
Este é um ano curioso para a categoria, pois as equipes não passaram por Barcelona para realizar a pré-temporada. Em 2022 as ações de verificação foram divididas, parte realizada em Barcelona e parte no Bahrein. Neste ano os times chegam à Barcelona com a gana para saber onde os seus carros estão no Campeonato e como vão trabalhar as próximas atualizações.
Assim como tem acontecido nos últimos anos, a Pirelli fornece a gama dura de pneus neste traçado. Os pneus escolhidos são: C1 (faixa branca – duro), C2 (faixa amarela – médio) e C3 (faixa vermelha – macio). A gama sofreu uma leve alteração, o C1 usado no ano passado neste traçado, é o C0 da temporada 2023. Os times vão trabalhar com o novo pneu C1 que foi introduzido na gama para reduzir o gap que existia entre o composto C1 e o C2.
O layout do Circuito de Barcelona sofreu uma alteração para 2023, será a primeira vez, desde 2007 que os times não vão precisar passar pela chicane (curvas 14 e 15) posicionada antes da última curva, desta forma o circuito retorna ao seu layout original. O traçado sofrerá uma alteração de 4.675 km para 4.657 km.
BREAKING: The #SpanishGP will be changing its track configuration
The final chicane will be removed, leaving the circuit to its original last two corner layout!#F1 pic.twitter.com/qCVJy0t8Lt
— Formula 1 (@F1) February 27, 2023
Quando a alteração foi comunicada, a categoria informou que o circuito contará com novas barreiras de proteção macias (Tecpro) nas últimas curvas do circuito. O traçado também passou por uma ampliação na área de escape da Cuva 1, incluindo mais 70 metros de brita, uma inclinação de 5% e uma nova cerca de proteção instalada entre as curvas 1 e 2 que deve melhorar significativamente a segurança dos pilotos.
Normalmente a corrida em Barcelona é disputada com a realização de duas paradas, mas no ano passado Max Verstappen foi além, o piloto fez três trocas de pneus, vencendo a prova com a combinação macio-médio-macio médio, enquanto Sergio Pérez trabalhou com macio-médio-médio macio, para obter o segundo lugar, semelhante a escolha de George Russell da Mercedes.
O GP de 2022 foi mais dinâmico, com as equipes arriscando em mais pit-stops para possibilitar aos pilotos melhores condições para brigar em pista. O pneu duro não foi atrativo para entrar nas estratégias de 19 dos 20 competidores. Apenas Kevin Magnussen usou os pneus durante a prova, pois precisou substituir os compostos macios após a primeira volta no traçado.
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A temperatura é meio incerta neste começo da semana, mas quando os competidores enfrentam altas temperaturas em Barcelona, os times sempre ficam muito preocupados com a durabilidade e conservação dos pneus. O traçado é abrasivo e colabora para a degradação dos pneus.
Esse será um fim de semana com muitos testes e verificações para as equipes realizarem. Eles desejam ter o máximo de tempo em pista para atestar as atualizações que foram providenciadas aos seus carros. A Mercedes é um dos times que espera em Barcelona ter a certeza sobre a direção que está tomando para o novo W14.
“Tradicionalmente, Barcelona tem sido um dos locais mais populares para testes: tanto de carros quanto de pneus. É uma pista completa, com vários tipos de velocidade e curvas, além de ter uma reta bem longa. Como resultado, a eficiência aerodinâmica é a chave para ser competitivo”, comentou Mario Isola da Pirelli.
“O setor final foi modificado para este ano, voltando ao traçado original sem a chicane final. Isso a torna uma pista muito mais fluida agora e também aumenta a velocidade de entrada na reta principal. Existem duas curvas, a Curva 3 e a Curva 9, que são particularmente exigentes em termos de forças laterais exercidas sobre os pneus. Escolhemos os mesmos três tipos de pneus da abertura da temporada no Bahrein”, seguiu Isola.
Em Barcelona, durante as duas primeiras sessões de treinos livres, os pilotos vão ter a oportunidade de testar dois conjuntos adicionais de pneus duros com as novas especificações, esses pneus serão introduzidos a partir do GP da Inglaterra. A mudança é voltada para garantir a resistência dos compostos, evitando a fadiga que as cargas dos carros atuais estão gerando nos compostos, pois os carros evoluíram muito desde a abertura do Campeonato.
Inicialmente a modificação estava prevista para acontecer em 2024, mas optaram por antecipar a mudança. A nova especificação não tem impacto nos parâmetros técnicos ou no desempenho dos pneus.
Mercedes e Ferrari vão permanecer pois mais dois dias em Barcelona realizando o desenvolvimento dos compostos do próximo ano.
Novamente a Fórmula 1 terá a companhia da Fórmula 2 e Fórmula 3. O autódromo de Barcelona é muito utilizado, então geralmente o grau de evolução da pista é menor. Esse é um circuito que os times contam com diversos dados.