AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 2Post

Em Sprint na Áustria, Bearman segura Marti para conquistar primeira vitória da temporada 2024 da F2

Bearman aproveita grid invertido, supera Kush Maini e fatura vitória no Red Bull Ring

Enquanto aguarda uma decisão sobre o seu futuro, Oliver Bearman conquistou a primeira vitória do ano. O piloto da Prema fez uma corrida segura, superou Kush Maini na largada e seguiu o seu caminho até a linha de chegada. Embora Pepe Martí tenha atacado o adversário, se sustentando na zona de DRS, Bearman manteve um ritmo consistente para se segurar na ponta.

Paul Aron fez as ultrapassagens decisivas depois de iniciar a corrida ocupando a sexta posição, para completar o pódio. O brasileiro Gabriel Bortoleto começou a prova da oitava posição e conseguiu ocupar o quarto lugar com o equipamento da Invicta.

Dennis Hauger foi um destaque da prova, se aproveitou dos competidores que degradaram os pneus além da conta, para ameaçar os adversários e escalar o pelotão, ficando com o quinto lugar.

A Fórmula 2 retorna no domingo às 5h (pelo horário de Brasília) para a realização da corrida Principal.

Saiba como foi a prova Sprint da Fórmula 2 na Áustria

Por conta da inversão do grid, Kush Maini faturou a chance de começar a corrida da pole, dividindo a primeira fila com Oliver Bearman. Isack Hadjar que enfrentou um problema no motor durante a classificação, aproveitou a chance de começar a corrida deste sábado ocupando o quarto lugar.

Largada autorizada, Maini perdeu a ponta para Oliver Bearman que completou a primeira curva já na liderança. O indiano espalhou e também foi superado por Marti. Hadjar não fez a largada que era esperada e caiu para o décimo lugar.

Gabriel Bortoleto por sua vez saltou para o sétimo lugar, atacando Franco Colapinto pela sétima posição. Maini segurava o restante do pelotão atrás do seu carro, sem conseguir atacar o segundo colocado. Bortoleto aproveitou a abertura do DRS para ultrapassar o argentino, ocupando desta forma a sexta posição antes do final da segunda volta.

A partir da terceira volta, Maini começou a render mais em pista e se aproximou de Marti. No entanto, ainda era o piloto que participava do duelo envolvendo Barnard, Aron e Bortoleto.

Na sétima volta de vinte oito, Aron encontrou o espaço que era necessário para concluir a ultrapassagem no piloto da AIX Racing. Bortoleto se manteve próximo do adversário, mas ainda não tinha encontrado o melhor momento para fazer a ultrapassagem.


Foi apenas no nono giro que o brasileiro assumiu a quinta posição. Os dez primeiros eram: Bearman, Marti, Maini, Aron, Bortoleto, Barnard, Colapinto, Durksen, Hauger e O’Sullivan.

Bearman estabeleceu uma liderança confortável no início da prova, mas conforme as voltas avançaram, o piloto da Prema começou a sofrer pressão de Marti. Após um erro Durksen foi pressionado de forma mais dura por Hauger. Na sequência Colapinto superou Barnard para ocupar o sexto lugar.

Apesar do grid se manter próximo, a dificuldade de ultrapassar marcava o desenvolvimento da prova. Barnard estava com o desempenho comprometido e na volta 16 foi ultrapassado por Hauger. O piloto da MP Motorsport aproveitou o momento para entrar na zona de pontuação.

Restando dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Bearman, Marti, Maini, Aron, Bortoleto, Colapinto, Durksen, Hauger, O’Sullivan e Crawford. O piloto da DAMS aproveitou o momento para tirar Barnard do top-10. Na sequêcia Crawford também obteve a posição de Sullivan.

Na volta 21, Maini e Aron se tocaram, o indiano perdeu a posição para o estoniano. Poucos metros depois Bortoleto superou o companheiro de equipe e se tornou o quarto colocado. A diferença de desempenho dos pneus, aliado a forma como os pilotos estavam conduzindo, começaram a mostrar a diferença entre os competidores.

Aron ficou exposto para o final da corrida, por não ter mais o DRS para impulsionar o seu desempenho; algo semelhante acontecia entre Durksen e Hauger. Na volta 24 a ultrapassagem a performance do piloto da MP Motorsport prevaleceu e Hauger pode assumir o sétimo lugar.

Na penúltima volta, Hauger faturou o sexto lugar de Maini, formando uma dobradinha com Colapinto.

Com a última volta, Hauger assumiu a posição de Colapinto, após um erro do argentino, ser duro com o companheiro de equipe. O piloto jogou Hauger para fora da pista, mas foi Colapinto que acabou cometendo um erro ao rodar no traçado.

Bearman sustentou a primeira posição, para vencer a prova Sprint na Áustria. O pódio contou com a presença de Marti e Aron.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo